Hugo Soares diz que Governo “está a salvar” o Serviço Nacional de Saúde
2024-12-06 às 06h00
Festejos reuniram 90 comensais, entre confrades, familiares e amigos que assinalaram a provecta idade de uma confraria que se orgulha do trabalho realizado e dos momentos que vai permitindo.
Em ambiente de festa e grande convívio, mas também de agradecimento e emoção, a Confraria Gastronómica do Abade celebrou os seus 20 anos de existência, num repasto em que reuniu 90 convivas, entre confrades, familiares e amigos desta entidade que se tem comprometido na divulgação, promoção e defesa do cada vez mais famoso Pudim Abade de Priscos, mas também da gastronomia minhota e portuguesa no geral e também dos vinhos, no sentido de “transmitis
às gerações actuais e futuras uma cultura gastronómica e vínica que é um dos vectores da nossa identidade cultural e até económica”, como referiu na ocasião o actual presidente da Confraria, Agostinho Peixoto.
O respasto promovido para assinalar a data foi, mais uma vez, a prova viva do trabalho que a Confraria Gastronómica do Abade tem vindo a realizar ao longo destes 20 anos de actividade, com a possibilidade dos convivas desfrutarem da bela a saborosa gastronomia e vinhos minhotos, para além do evento ter contado com algumas actuações musicais.
Agostinho Peixoto afirmava-se muito satisfeito pela concretização destes 20 anos de uma existência “resiliente e consistente, alicerçada nos melhores valores e princípios que devem reger a nossa sociedade, no respeito, preocupado e apoiando o próximo”. “Sentimos que é nossa obrigação transmitir às gerações actuais e futuras uma cultura gastronómica e vínica que é, sem sombra de dúvida, um dos principais vetores da nossa identidade cultural, diria económica. Saber evoluir sem mascarar e agredir a tradição gastronómica”, considerou, acrescentando ainda estar certo de que “há muito ainda por fazermais e melhor pela gastronomia de Braga, de Vila Verde, do Minho e do país”.
O responsável aproveitou o momento para agradecer a algumas entidades e personalidades que, praticamente desde o início da sua fundação, têm apoiado a Confraria Gastronómica do Abade, como o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que esteve representado pelo adjuntao Pedro Soares, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, assim como José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas, que esteve presente no jantar como sendo um dos maiores apoiantes da causa defendida pela Confraria, para além de muitos outros convidados que estiveram presentes.
Agostinho Peixoto deixou ainda algumas indicações para o futuro da Confraria, apontando como metas e objectivos - e tam- bém “sonhos” - “a criação de uma secção juvenil na Confraria, Os Abadinhos, de porta aberta para jovens rapazes e raparigas”. Há também a ideia de conseguir “qualificar a receita do Pudim Abade de Priscos, de maneira a ser possível estabilizar a receita e assegurar a qualidade do produto, sendo que a Confraria pode ter uma acção monitorizadora e que permitirá a atribuição de selos de qualidade”.
E para o futuro há também a ideia de alavancar a internacionalização da Confraria.
18 Janeiro 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário