Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Concurso 'Fish Chefe' incentiva ao consumo de peixe
Proteger o meio ambiente com arte

Concurso 'Fish Chefe' incentiva ao consumo de peixe

Ricardo Rio elogia “trabalho notável” da Associação de Moradores

Concurso 'Fish Chefe' incentiva ao consumo de peixe

Cávado

2023-03-23 às 21h12

Redacção Redacção

Integrado na iniciativa Março com Sabores do Mar e no Programa de Sustentabilidade Alimentar – Geração S, o Município de Esposende encontra- se a promover, ao longo desta semana, o concurso 'Fish Chefe', direccionado para os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, desafiando-os a confecionar receitas de peixe.

Citação

A iniciativa está a decorrer no Laboratório de Inovação Alimentar e Artes Culinárias da extensão de Esposende do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), colocando à prova os dotes culinários de cerca de 150 alunos, dos
12 aos 14 anos, das Escolas Básicas António Rodrigues Sampaio, António Correia de Oliveira, Forjães e Apúlia. A avaliação dos pratos está a cargo do Chefe João Novo e os alunos da Escola Profissional de Esposende prestam
colaboração, enquanto mentores dos alunos a concurso.

Para além de apelar ao consumo de peixe e ao conhecimento dos produtos endógenos do concelho, esta iniciativa tem a particularidade também de ajudar os mais novos na aquisição de competências de empreendedorismo e trabalho em equipa, melhorando a sua autoestima e confiança.
 
A final do concurso será disputada amanhã, dia 24 de Março, a partir das 14 horas, por 10 equipas vencedoras das pré-eliminatórias. O acesso ao evento é livre e gratuito, pelo que qualquer munícipe, familiar ou amigo dos
participantes, poderá assistir ao evento, a decorrer nas instalações do IPCA, na Zona Industrial do Bouro, Esposende.
 
Importa ainda destacar a colaboração do IPCA na cedência das instalações, do supermercado Mercatlas na disponibilização dos ingredientes, bem como da Escola Profissional de Esposende no apoio técnico aos Fish Chefes.
 
Considerando que o Programa de Sustentabilidade Alimentar – Geração S tem por base a educação para a sustentabilidade, numa lógica de promover a mudança de atitudes e de comportamentos face às problemáticas do mundo actual e tendo como vetores de atuação o pescado e os hortícolas, esta actividade constitui-se também como um importante contributo para preparar para o futuro cidadãos mais capazes de exercer uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas actuais. Deste modo, o Município contribui para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU “Saúde de Qualidade”, “Educação de Qualidade” e “Parcerias para a Implementação dos Objectivos de Sustentabilidade”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho