Falta de recursos humanos na PSP "é evidente" - ministra
2025-01-13 às 16h30
Já há poucas semanas o Instituto Nacional de Estatística (INE) tinha confirmado que, em outubro de 2024, Viana do Castelo exportou bens no valor de mais de 104 milhões de euros.
O concelho de Viana do Castelo foi aquele que, nos três primeiros trimestres de 2024, registou a mais expressiva subida das exportações a Norte. A capital do Alto Minho registou, em setembro, um aumento de 37,2% das exportações, o valor mais alto conquistado nos nove primeiros meses do ano passado, de acordo com o relatório "Norte Conjuntura" da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
As exportações de bens do Norte aumentaram 1,9% no 3º trimestre de 2024 face ao período homólogo do ano transato, invertendo a trajetória negativa observada nos últimos quatro períodos. A evolução das exportações de bens nas diferentes sub-regiões do Norte observou dinâmicas distintas no 3º trimestre de 2024. Pela positiva, destacam-se as sub-regiões do Cávado (6,4%) e do Alto Minho (5,3%) com os aumentos homólogos mais acentuados.
Entre os 20 principais concelhos exportadores do Norte, doze observaram um crescimento nas exportações de bens no 3º trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os maiores aumentos ocorreram em Braga (+17,2%), Porto (+16,9%) e Viana do Castelo (+15,1%).
Face ao período homólogo de 2023, no terceiro trimestre de 2024 Viana do Castelo registou sempre variações positivas, destacando-se o mês de setembro: julho + 5,5%, agosto + 6,2%, setembro + 37,2%.
Com periodicidade trimestral, o relatório "Norte Conjuntura" reúne e analisa, desde 2006, a informação disponível mais relevante com vista à identificação precoce das tendências que marcam a evolução económica, a curto prazo, da Região Norte no contexto nacional.
Já há poucas semanas o Instituto Nacional de Estatística (INE) tinha confirmado que, em outubro de 2024, Viana do Castelo exportou bens no valor de mais de 104 milhões de euros.
O concelho registou, nesse mês, um crescimento considerável face ao mês homólogo de 2023 (que registara 75,494 milhões de euros). Foi o maior crescimento entre os 86 concelhos do Norte e o segundo maior do país, entre os concelhos que exportaram mais de 100 milhões de euros, de acordo com o INE.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário