Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Comitivas estrangeiras apreciaram ensino luso em Vieira do Minho
Estação Náutica de Esposende reúne com parceiros locais

Comitivas estrangeiras apreciaram ensino luso em Vieira do Minho

Visitas no Hospital de Braga com novas medidas

Comitivas estrangeiras apreciaram ensino luso em Vieira do Minho

Vale do Ave

2021-10-18 às 06h00

Redacção Redacção

Eslovacos, Turcos e Romenos estiveram, na passada semana, em Vieira do Minho onde participaram no projecto Erasmus + ‘Sports in digital age’, que permitiu comparar realidades escolares.

Na semana de 11 a 15 de Outubro, o Agrupamento de Escolas Vieira Araújo (AEVA) acolheu três comitivas da Eslováquia, Turquia, Roménia e, virtualmente, um grupo de professores de Educação Física da Lituânia, no âmbito do projecto Erasmus+ ‘Sports in the digital age’, enquadrado na lógica ‘menos tecnologia, mais desporto’.
O evento iniciou-se na segunda-feira no Auditório Municipal de Vieira do Minho com o acolhimento pela vereadora da educação e pelo director do AEVA, Fernando Gomes. Na abertura, o público deliciou-se com momentos musicais e de dança preparados pelos alunos e professores, com a colaboração do Ginásio Clube de Vieira do Minho.

As três delegações apresentaram os seus países, bem como a sua realidade escolar. Em termos comparativos, denotou-se que a carga lectiva em Portugal é excessivamente pesada para as crianças e jovens, ao passo que nesses países não há aulas no período da tarde, recordando-se a célebre frase do professor de Motricidade Humana, Carlos Neto, que os prisioneiros passam mais tempo ao ar livre do que os nossos alunos.
O almoço foi abrilhantado pela turma de restauração do AEVA e durante a tarde analisaram-se questionários preenchidos por alunos destes países, ficando delineado o objectivo de motivar os alunos para a prática desportiva com um evento a realizar em Maio.Os parceiros tiveram depois oportunidade de assistir a uma aula de Educação Física orientada pelo professor e coordenador do projecto, Miguel Costa.

Na terça-feira, os participantes do projecto visitaram o campus do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), tendo a equipa directiva apresentado as várias modalidades que ensinam, com destaque para a vertentes de formação de treinadores. Durante a tarde, a beleza da zona ribeirinha do Porto, a bordo de um barco rabelo encantou estrangeiros e portugueses.
No dia seguinte, as várias delegações ficaram impressionadas com a beleza do estádio da Pedreira, bem como com a estrutura do futebol na Academia do Braga, reflexo da forma profissional que se encara o desporto rei em Portugal. Durante a tarde, Viana do Castelo mostrou-se na sua beleza máxima num dia solarengo de outubro, a vista da Santa Luzia, o charme do centro histórico e a qualidade de vida junto ao oceano atlântico enamoraram os parceiros europeus.

Ermida Cascata da Rajada, quinta-feira: dia de caminhada com grau de dificuldade média-baixa. Participantes: alunos do 11.º ano do AEVA, as três delegações estrangeiras, estagiárias gregas e professores portugueses. Um dia no parque Nacional Peneda-Gerês veio provar que desenvolvem-se muitas competências ao ar livre, em contacto com a natureza, por sinal muito bela, verdejante, única e em sintonia com animais no seu habitat natural como por exemplo os cavalos garranos. Durante a tarde, os alunos, orgulhosos das suas tradições, ensinaram danças tradicionais portuguesas aos convidados.
O grupo multicultural descobriu, ainda, os encantos da Albufeira da Caniçada a bordo do barco turístico de Vieira do Minho ‘O Brancelhe’.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho