Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Comitiva de Halifax aborda desenvolvimento sustentável
Terras de Bouro: Projectos turísticos discutidos com Secretário de Estado

Comitiva de Halifax aborda desenvolvimento sustentável

Merelim S. Paio: Acessibilidade e prancha de saltos atraem veraneantes

Comitiva de Halifax aborda desenvolvimento sustentável

Alto Minho

2024-06-25 às 12h31

Redacção Redacção

Canadianos encontram-se a visitar o município de Viana do Castelo, para avançar com os objectivos de desenvolvimento urbano sustentável como parte do programa financiado pela União Europeia.

Citação

Uma comitiva de Halifax, no Canadá, encontra-se a visitar Viana do Castelo, para avançar com os seus objectivos de desenvolvimento urbano sustentável como parte do programa financiado pela União Europeia - programa IURC.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu a comitiva no Centro de Mar, instalado a bordo do Navio Gil Eannes. Na sessão de boas-vindas, o autarca referiu as semelhanças entre as duas cidades, Viana do Castelo e Halifax, marcadamente marítimas. “Em Viana do Castelo existe uma tradição muito profunda e enraizada em torno do mar. Existe, aliás, uma relação histórica com o Canadá, que foi concretizada através do nosso Gil Eannes, que suportava a frota bacalhoeira em St. John's”, indicou o autarca.

“Acreditamos que o futuro da cidade e do país terá de passar pelo mar e actividades associadas. Em Viana do Castelo, existe uma forte aposta na pesca, nas energias renováveis e offshores, na investigação, na inovação em torno do desenvolvimento sustentáveis, áreas que são prioridades para o Município, desde sempre com identidade ligada ao mar”, referiu ainda. Também a comitiva destacou as similaridades entre Halifax e Viana do Castelo e a importância desta visita para a partilha de conhecimento e experiências em torno do desenvolvimento sustentável.
Durante estes três dias, a comitiva visita ainda a Aceleradora Tecnológica de Viana do Castelo, reunindo com empresas lá sedeadas, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, Santa Luzia, entre outros.

A visita enquadra-se na participação de Halifax no programa de Cooperação Internacional Urbana e Regional (IURC) financiado pela União Europeia, na América do Norte. A IURC tornou-se uma rede internacional de referência para a inovação urbana e o desenvolvimento urbano sustentável.
Nesse sentido, Viana do Castelo, Braga e Halifax abriram as suas portas ao diálogo e à parceria com parceiros globais, recorrendo a um conjunto mais amplo de boas práticas e recebendo apoio na identificação de modelos inovadores para atingir os seus objetivos. As três cidades iniciaram a cooperação em janeiro de 2024, participando em diversas convocatórias técnicas e realizando agora a primeira visita de estudo para trabalhar nas seguintes áreas temáticas: Soluções baseadas na natureza: Gestão de Água e Resíduos; Agricultura Sustentável: Sistemas Alimentares e Hortas Urbanas; Educação, empregos e competências: atração de talentos e inovação corporativa.
O programa IURC da América do Norte é financiado pela União Europeia, estabelecendo parcerias entre cidades europeias e cidades canadianas e norte-americanas para facilitar o intercâmbio de conhecimentos através de ferramentas online e apoio presencial, como visitas de estudo, participação em eventos temáticos e de networking, e capacitação.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho