“O meu Natal é Ecológico” em Esposende
2019-10-17 às 06h00
José Manuel Sobrino, representantes designado pela Comissão Europeia e a Associação de Regiões Fronteiriças de Europa reuniu com representantes de entidades locais e os directores dos Centros Escolares de Vila Nova de Cerveira e Tomiño.
José Manuel Sobrino é o expert jurídico designado pela Comissão Europeia que tem reunido com representantes de diversas entidades locais e governamentais de Vila Nova de Cerveira e Tomiño, assim como dos directores dos centros escolares destas duas regiões transfronteiriças no sentido de encontrar soluções legais que minimizem os inúmeros obstáculos e trâmites burocráticos colocados na organização de actividades escolares conjuntas, de âmbito transfronteiriço.
Simplificar os trâmites para a mobilidade dos menores participantes em intercâmbios culturais, desportivos e educativos, utilizando o sentido comum e todos os recursos legais existentes, foia base da petição que os docentes e directores dos centros escolares levaram a cabo.
José Manuel Sobrino, acompanhado pelo director do AECT Galiza-Norte de Portugal, Xosé Lago, auscultou vários testemunhos na primeira pessoa referentes aos diferentes entraves que as escolas enfrentam, lembrando que a maioria das actividades conjuntas ou intercâmbios entre os alunos acabam por não acontecer devido aos impedimentos existentes.
O objectivo é encontrar mecanismos legais que viabilizem a mobilidade de crianças que, no âmbito de actividades escolares (excursões, visitas, entre outras) ou extra-escolares (música, desporto, idiomas, etc.), precisam de cruzar a fronteira por escassas horas, sem a presença dos seus pais ou tutores legais. Actualmente, e dando como exemplo, assistir às aulas da Piscina Municipal de Cerveira ou da Escola de Música de Goián (Tomiño), separadas por curtas distâncias, o processo burocrático é o mesmo que o necessário para passar um mês na Alemanha ou em qualquer outro país do Espaço Schengen.
José Manuel Sobrino destacou a participação de todas as entidades e agentes envolvidos na problemática, desde as escolas e associações de pais, considerando muito interessante a comunicação estabelecida durante os encontros decorridos, entre esta terça e quinta-feira, em Cerveira e Tomiño, avançando que, no prazo de aproximadamente de um mês, terá preparada uma informação formal com um conjunto de propostas concretas e viáveis.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Deixa o teu comentário