Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Comemorações do 25 de Abril em Cabeceiras
Braga é palco de uma semana dedicada ao fado e à sua história

Comemorações do 25 de Abril em Cabeceiras

Pedro Abrunhosa em Ponte da Barca

Vale do Ave

2018-04-24 às 18h30

Redacção

Em Cabeceiras de Basto, as Comemorações Municipais do 25 de Abril arrancaram na passada sexta-feira à noite, 20 de Abril, com a tertúlia sobre o antifascista 'José Guilherme de Sousa - Transição da ditadura para a democracia em Cabeceiras de Basto', iniciativa que lotou o auditório da Casa do Tempo.

As Comemorações Municipais do 25 de Abril arrancaram na passada sexta-feira à noite, 20 de Abril, com a tertúlia 'José Guilherme de Sousa - Transição da ditadura para a democracia em Cabeceiras de Basto', iniciativa que lotou o auditório da Casa do Tempo.

No arranque da sessão, o CTCMCB Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto protagonizou uma breve representação baseada na vida de José Guilherme de Sousa (1918 - 1991), natural do Arco de Baúlhe, ele que foi uma figura marcante na história da luta antifascista em Cabeceiras de Basto e no país, combatendo o regime de Salazar por mais de 20 anos enquanto militante do Movimento Democrático Português (MDP) e, mais tarde, do MDP-CDE.

Na tertúlia marcaram presença os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Francisco Alves e Eng. Joaquim Barreto, respetivamente, o escritor José Manuel Mendes, a Dra. Cristina Azevedo e o Dr. Raúl Peixoto, momento que foi moderado pelo bisneto da personalidade em questão, Guilherme de Sousa.
Estiveram, ainda, presentes na iniciativa vereadores, presidentes de Junta de Freguesia, entre outros autarcas, familiares do homenageado José Guilherme de Sousa, entre outros convidados e população em geral.

Depois de saudar os oradores e a plateia, o presidente da Câmara considerou a realização desta tertúlia como a melhor maneira de iniciar as comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril de 1974, uma iniciativa idealizada pelo bisneto Guilherme de Sousa que foi acolhida pela Câmara Municipal que, em 1999, homenageou a título póstumo José Guilherme de Sousa, atribuindo-lhe a Medalha de Mérito Público - Grau Ouro. De salientar que neste ano de 2018 se celebra o centenário do seu nascimento.

Nas suas palavras, o presidente da Assembleia Municipal e deputado da Assembleia da República, Eng. Joaquim Barreto, que se cruzou com José Guilherme de Sousa no início da sua carreira política, considerou aquele arcoense como um homem com grande sentido humanista, um comunicador, hospitaleiro e frontal que nunca negou a sua terra. Joaquim Barreto disse, ainda, que José Guilherme de Sousa foi uma figura determinante no processo de escolha dos candidatos à 1ª Comissão Administrativa no concelho Cabeceirense.

Coube à Dra. Cristina Azevedo, neta de Elísio de Azevedo, topónimo da vila do Arco de Baúlhe Capitão Elísio de Azevedo, falar da ligação do seu avô a José Guilherme de Sousa. Abordando a transição para a democracia e a participação política atual, Cristina Azevedo disse que estamos hoje muito melhor mas que temos de ter muita criatividade e muita credibilidade para captarmos a atenção.

Coube ao Prof. José Manuel Mendes e ao Dr. Raúl Peixoto, antigos companheiros do homenageado, falar de José Guilherme de Sousa, democrata do distrito de Braga que consideraram uma figura de referência que defendia os ideais da liberdade e com uma visão do mundo muito própria. Um revolucionário com um sentimento de justiça social, concordaram.

O Município de Cabeceiras de Basto celebra o 25 de Abril com um programa de atividades que termina amanhã, dia 25, com um dia repleto de iniciativas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.