Theatro Circo com novidades em Agosto
2011-07-04 às 17h29
A surpresa tomou hoje conta das estações de comboios de Valença e Viana do Castelo, com revisores e maquinistas incrédulos com o anúncio da CP de supressão do serviço internacional que liga à Galiza.
A surpresa tomou hoje conta das estações de comboios de Valença e Viana do Castelo, com revisores e maquinistas incrédulos com o anúncio da CP de supressão do serviço internacional que liga à Galiza.
“É uma linha viável, só não será se existir gestão danosa na empresa”, garantiu à Lusa um maquinista há mais de 25 anos habituado a fazer os 175 quilómetros que separam a cidade do Porto de Vigo, em Espanha.
“Ainda no fim-de-semana, só bicicletas de passageiros que vinham passar o dia ao Porto, eram mais de vinte”, acrescentou o maquinista, que optou por não se identificar.
Embora sendo um serviço partilhado entre Portugal e Espanha, cabe à CP assegurar a ligação, com material e maquinista próprio, entre Porto e Vigo.
No entanto, em Tui, em Espanha, o comboio português recebe um maquinista da Renfe, a congénere espanhola.
“Só lá vai para fazer companhia e dizer se há algum problema na linha espanhola, porque eu conheço o trajeto de olhos fechados”, garantiu o português.
O problema atual, acrescentou, é o facto da CP ter deixado de autorizar a venda nas estações portuguesas de bilhetes com origem em Portugal e destino na Galiza, pelo que o trajeto máximo cobrado é até Valença, como se constata na consulta da página de internet da empresa pública.
“O resto cabe a um revisor espanhol, que também devia entrar em Tui, mas que nem sempre aparece. Ou seja, quase todos os dias há passageiros a viajarem de borla porque não se faz cobrança a partir da fronteira”, contou à Lusa um revisor da linha, na sua paragem em Valença.
Acrescenta que, no verão, do lado português, chegam a ser dois revisores da CP a cobrar bilhetes, cada um a fechar o serviço com cerca de “300 a 400 euros” euros faturados.
“Nunca viajam menos de 30 pessoas. Ao fim-de-semana uma viagem pode levar mais de 70 e chegamos a ter de colocar pessoal para reforçar a cobrança, sem conseguir despachar tudo”, diz ainda.
Outro revisor explica o interesse por esta viagem, apesar das três horas de duração: “De um lado e do outro, os passageiros saem cedo para passar o dia fora, a passear ou às compras, e regressarem à noite. Temos pessoas que fazem este percurso há anos, por isso não dá para perceber como é que dizem agora que não é rentável”, afirma.
Isso mesmo confirma António Silva, habitual utilizador do comboio que diariamente passa por Viana cerca das 09:30, com destino a Vigo. Chega ao centro da cidade galega duas horas depois e vai normalmente em passeio com os amigos.
“A viagem podia ser melhor, mas dá para ir almoçar às marisqueiras, fazer umas compras e regressar a casa às 20:30. E nunca vi o comboio a ir vazio”, confessa.
A transportadora ferroviária pública CP admite que a “racionalização de custos” esteve na origem da decisão de acabar, a partir do próximo domingo, com a ligação internacional até Vigo.
A CP acrescenta que tem de fazer “uma racionalização de custos e proveitos” e que por isso decidiu, agora, avançar com a supressão desta ligação internacional, centenária, já a partir de domingo.
Trata-se de um serviço com duas ligações diárias entre Porto e Vigo (Galiza), mas que segundo a CP vai passar a terminar em Valença.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário