Ponte da Barca: beneficiação da Avenida Mário Soares concluída
2025-02-18 às 11h00
CNS – Campus Neurológico de Braga celebrou ontem o 1.º aniversário. Num ano de actividade, esta clínica afirmou-se como referência no tratamento de doenças neurológicas, oferecendo uma abordagem multidisciplinar e integrada aos seus utentes.
O crescente número de consultas e sessões de reabilitação evidenciam o sucesso da clínica de Braga da Campus Neurológico (CNS) de Braga, que ontem assinalou o primeiro aniversário da sua inauguração.
Localizado na Avenida 31 de Janeiro, n.º 620, o CNS Braga tem-se afirmado como referência no tratamento de doenças neurológicas, oferecendo uma abordagem multidisciplinar e integrada aos seus utentes. O CNS assume como missão melhorar a qualidade de vida e a autonomia dos doentes, bem como formar os doentes e as suas famílias, tornando-os parte integrante do processo de decisão clínica.
Margarida Rodrigues, neurologista e coordenadora do CNS Braga, em declarações ao Correio do Minho, faz um balanço “muito positivo” deste primeiro ano de actividade da clínica: “Nós temos vindo a crescer, quer em número do consultas médicas, quer em sessões de terapia, quer em termos de colaboradores. Quando abrimos, tínhamos a noção de que fazia falta em Braga e no Norte de Portugal uma unidade com estas características, ou seja, com a capacidade de tratar de forma integral as pessoas com doença neurológica. Essa noção que tínhamos confirmou-se com uma excelente procura e com a percepção das pessoas de que o tipo de tratamentos e o tipo de abordagem que é oferecida no CNS é diferente da abordagem tradicional”.
Ao longo deste primeiro ano, o CNS Braga registou uma crescente procura pelos seus serviços especializados, contando com uma equipa altamente qualificada de 26 profissionais de saúde, incluindo 18 médicos (dos quais 10 são neurologistas), além de psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas e especialistas em neurofisiologia e nutrição.
Com uma abordagem multidisciplinar, o CNS Braga oferece consultas em sete especialidades médicas – neurologia, pneumologia, medicina interna, medicina geral e familiar, neurocirurgia, dermatologia e psiquiatria – e cobre nove sub-especialidades dentro da neurologia. Estas incluem demências, doenças do movimento (como consultas de toxina botulínica e de cirurgia de estimulação cerebral profunda), doenças neuromusculares, esclerose múltipla, AVC, distúrbios do sono, epilepsia e cefaleias.
“Este vasto leque de especialidades e sub-especialidades permite um acompanhamento integral e personalizado de diversas condições neurológicas, assegurando um tratamento de excelência e de acordo com as necessidades de cada paciente”, realça.
O CNS Braga também aposta na formação, tendo já promovido duas sessões para cuidadores de pessoas com demência, dois cursos para cuidadores de pessoas com doença de Parkinson, um curso para médicos de medicina geral e familiar e no próximo sábado vai realizar um curso para neurologistas.
“Entendemos que esta parte formativa também é muito importante porque quanto mais informação tiverem, quer os colegas da clínica geral, quer os familiares dos doentes vão poder participar de forma activa no tratamento das pessoas com doença neurológica”, refere a coordenadora.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário