Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Câmara quer revitalizar área envolvente ao Penedo da Lua
A juventude reina em Guimarães

Câmara quer revitalizar área envolvente ao Penedo da Lua

Portugal nos oitavos do Mundial de Futsal

Câmara quer revitalizar área envolvente ao Penedo da Lua

Vale do Ave

2024-08-08 às 17h00

Redacção Redacção

Autarquia quer transformar área localizada no Monte de Santa Catarina num espaço de observação e contemplação da natureza

Citação

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão quer valorizar a área envolvente ao Penedo da Lua, localizado no Monte de Santa Catarina, um dos pontos mais altos do concelho, transformando-o num espaço de observação e contemplação da natureza.

Trata-se de uma área com mais de 13 mil metros quadrados, situada junto à central solar fotovoltaica que se encontra a ser construída na União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, cuja celebração do contrato de comodato pelo período de 26 anos foi recentemente aprovada pelo executivo municipal.

O espaço foi ontem visitado pelo presidente da autarquia, Mário Passos, que se fez acompanhar pelo vereador do Ambiente, Hélder Pereira, e por alguns membros da associação ambientalista Famalicão em Transição, num encontro que resultou numa “excelente troca de ideias e contributos” para o futuro desta área, cujo projeto está a ser elaborado pela autarquia.

“Temos aqui um dos pontos mais altos do concelho (…) um espaço que pode ser aproveitado como miradouro e até como laboratório de estudo e investigação para se perceber o impacto das energias renováveis na conservação da biodiversidade”, apontou a propósito o edil que explicou que o objetivo é que os famalicenses possam usufruir de um espaço com características muito próprias e diferenciadoras.

O porta-voz da associação ambientalista, Gil Pereira, acrescentou mesmo que “no concelho há poucas áreas deste género”, explicando que, embora a regeneração natural possa ser mais demorada, é a opção que pode garantir uma melhor preservação da biodiversidade.

A criação da floresta municipal, conceito que tem sido muito defendido por Mário Passos, foi outros dos assuntos abordados no encontro desta quinta-feira. O autarca lembrou que a floresta municipal é importante para a valorização e preservação da floresta no concelho e desafiou a associação a colaborar com a autarquia na concretização deste objetivo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho