Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Câmara de Vieira do Minho homenageou clero do concelho
Polícia Municipal agredida à entrada do Hospital de Braga

Câmara de Vieira do Minho homenageou clero do concelho

Música para todos os gostos até Março

Câmara de Vieira do Minho homenageou clero do concelho

Vale do Ave

2019-11-16 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Diversos párocos vieirenses receberam a Medalha de Honra Municipal atribuída pelo executivo municipal ao Arciprestado de Vieira do Minho. Distinção reconhece trabalho realizado ao nível do apoio social e da cultura, entre outras áreas

A homenagem ao clero do concelho de Vieira do Minho, foi o ponto alto das comemorações do Dia do Município, que ontem decorreram na Câmara Municipal de Vieira do Minho.
O autarca vieirense, António Cardoso, destacou o papel social desempenhado pelos párocos do concelho, o que tem facilitado a actuação do município a variados níveis.
“É uma homenagem justa. É um reconhecimento ao Arciprestado da nossa terra, por todo o trabalho que tem feito ao longo de muitos e muitos anos, sobre tudo ao nível cultural, da educação, da área social, que ainda hoje desempenham. Foi um trabalho importante para o desenvolvimento da comunidade vieirense”. afirmou António Cardoso.

O Arcipreste de Vieira do Minho, padre Albano Costa, mostrou-se reconhecido pela distinção atribuída aos padres do concelho. “Esta homenagem é um incentivo para continuarmos a estar presentes e a servir este concelho mas mais diversas áreas, em específico na área social”, referiu Albano Costa, acrescentando que está na calha “um livro sobre o centenário do Arciprestado de Vieira do Minho. Queremos dar continuidade à monografia do senhor padre Alves Vieira, que é uma referência para todos nós.”
Na mesma cerimónia edil de Vieira do Minho considerou ainda que a data assinalou os 505 anos da atribuição do foral à localidade.

Uma oportunidade para o autarca lembrar as prioridades do executivo que lidera, ao nível da captação de investimento, do incremento do turismo de natureza, do apoio à educação e da promoção da cultura entre outras.
António Cardoso referiu-se também à descentralização de competências, promovida pelo Governo, referindo que “tal permite aos vieirenses terem melhores serviços e uma resposta mais próxima, para os seus problemas”. Contudo, realçou António Cardoso, “a requalificação da Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo e a construção do novo centro de saúde são obras fundamentais para que sejam aceites transferências de competências nesta área”.
A cerimónia incluiu ainda uma homenagem aos fundadores e aos combatentes do concelho e uma visita à exposição ‘Pelo Trajar do Baixo Minho’, na Casa - Museu Adelino Ângelo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.