Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Câmara de Viana do Castelo inaugura Galeria Dr. Francisco Sampaio
Rui Santos, Miguel Costa, ‘Sérgio Mirra’, Ruben Palmeira e Rui Pereira pisam o palco do festival de S. João

Câmara de Viana do Castelo inaugura Galeria Dr. Francisco Sampaio

Vieira do Minho promove transferência de competências para as juntas

Alto Minho

2019-06-12 às 06h00

Redacção

Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugurou a Galeria Dr. Francisco Sampaio, no Museu do Traje, para homenagear o homem “que nos convoca para celebrarmos a nossa autenticidade”.

A Câmara de Viana do Castelo atribuiu o nome de Dr. Francisco Sampaio à galeria do piso 0 do Museu do Traje no dia em que esta figura incontornável do turismo, professor e etnógrafo completou 82 anos de vida.
A homenagem do Município aconteceu porque “este Museu do Traje tem muito da mão dele”, como referiu o presidente da Câmara, José Maria Costa.
Em comunicado, o autarquia recorda que “Francisco Sampaio foi um dos maiores impulsionadores da criação do Museu do Traje e é reconhecido como um dos maiores conhecedores das tradições em torno da Romaria da Agonia”.
Na sessão, José Maria Costa referiu mesmo que Francisco Sampaio, juntamente com Amadeu Costa e Francisco Cruz, ambos já falecidos, formavam “um trio fabuloso na organização das festas”.

Na cerimónia, que contou com a presença dos filhos do homenageado, José Maria Costa referiu que “celebra-se o perfume da vida do Dr. Francisco Sampaio e das instituições que ele perfumou com a sua sabedoria e conhecimento”, assegurando que o professor “nos convoca para celebrarmos a nossa autenticidade, a nossa identidade e aquilo que nos distingue”.
O edil apresentou ainda a reedição trilingue do livro ‘Romaria da Senhora d’Agonia’, redigida em português, inglês e francês, tendo em conta o crescimento do turismo em Viana do Castelo.

Anabela Sampaio, filha mais velha do homenageado, assumiu que o pai é “um espírito livre com um espírito de missão” e um homem “apaixonado pela região e pelas suas pessoas”.
Já a presidente da Vianafestas, Maria José Guerreiro, destacou a bondade, o entusiasmo e a generosidade do homem e do profissional com quem teve o “privilégio” de trabalhar. Na cerimónia participaram o vice-presidente do Turismo do Porto e Norte, a Confraria dos Gastrónomos do Minho e cerca de uma centena de pessoas, entre familiares, amigos e apreciadores do trabalho de Francisco Sampaio.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.