Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Câmara de Guimarães desenvolve campanha de promoção do Ensino Profissional
Santa Casa de Cerveira duplica capacidade de jardim de infância

Câmara de Guimarães desenvolve campanha de promoção do Ensino Profissional

Greve dos enfermeiros com adesão de 75% no Hospital de Braga

Vale do Ave

2018-05-21 às 17h35

Redacção

São mais de duas dezenas de cursos disponíveis no concelho de Guimarães, entre a oferta formativa, para os alunos que concluíram o 9º ano de escolaridade.

A Câmara Municipal de Guimarães está a desenvolver uma campanha de promoção dos cursos de Ensino Profissional, visando contribuir para os normativos definidos pelas Entidades Educativas Reguladoras nacionais e internacionais, com o objetivo de cumprir as informações oriundas das instituições e dos Órgãos da União Europeia.
 
O enquadramento legislativo das metas do Ensino Profissional, no âmbito do 'Quadro Estratégico para a Cooperação Europeia no domínio da Educação e Formação 2020 (2009)', define como meta de 50% para a frequência do ensino profissional até ao ano 2020.
 
Perante a oferta, informa-se que os cursos de Ensino Profissional são um dos percursos do nível secundário de educação com uma forte ligação ao mundo laboral/profissional. A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial, sem descurar a possibilidade de prosseguir os estudos no Ensino Superior, nomeadamente através dos Cursos TESP Técnicos Superiores Profissionais, cuja oferta provida pelas Instituições de Ensino Local se encontra alinhada com a oferta promovida no secundário profissional.
 
A autarquia tem definido uma estratégia de promoção destes cursos ao nível do concelho, mas também numa dimensão territorial através da concertação com a CIM do Ave, envolvendo os Municípios de Vizela, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Famalicão, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto.
 
Em Guimarães são mais de duas dezenas de cursos disponíveis, em áreas como Saúde, Ciências Informáticas, Hotelaria e Restauração, Turismo, Comércio, Desporto, Marketing, Audiovisuais, entre outros.
 
Os cursos do Ensino Profissional estão disponíveis nas escolas do concelho de Guimarães.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.