Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Câmara de Famalicão contrata enfermeiros para acelerar processo de vacinação no concelho
Encontros da Imagem inauguram galeria na antiga estação da CP

Câmara de Famalicão contrata enfermeiros para acelerar processo de vacinação no concelho

Câmara de Braga analisa projectos estratégicos para valorização económica do Concelho

Câmara de Famalicão contrata enfermeiros para acelerar processo de vacinação no concelho

Vale do Ave

2021-06-21 às 13h00

Redacção Redacção

Em resposta a uma necessidade sinalizada por parte do Agrupamento de Centros de Saúde de Vila Nova de Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão contratou 24 enfermeiros para aumentar a capacidade de resposta do Centro de Vacinação Covid-19 do concelho, instalado no CIIES, em Vale S. Cosme, disponibilizando desta forma às entidades de saúde um banco extraordinário de 4000 horas em serviço de enfermagem até ao final de julho.

A decisão responde a um pedido sinalizado à autarquia por parte do Agrupamento de Centros de Saúde de Vila Nova de Famalicão, antevendo que a necessidade de voltar a mobilizar equipas de enfermagem para a normal actividade das várias unidades de saúde pudesse “prejudicar o desempenho no centro de vacinação e também a morosidade do processo”. Neste momentos estão a ser ministradas em S. Cosme uma media de 1500 vacinas por dia,

Os 26 enfermeiros – que se encontravam em situação de desemprego ou com disponibilidade fora do horário laboral - foram contratados em regime de prestação de serviços. Para este efeito a autarquia recorreu à bolsa de contratação da Ordem dos Enfermeiros, criada para maximizar os esforços para a aceleração e massificação progressiva da vacinação em Portugal.

O Centro de Vacinação Covid-19 de Famalicão, instalado em fevereiro no CIIES mediante uma parceria estabelecida entre o Município e o ACES de Vila Nova de Famalicão, já administrou perto de 73 mil vacinas. A infraestrutura conta com o apoio de mais de duas dezenas de técnicos cedidos pela Câmara Municipal para acolhimento, encaminhamento e orientação dos utentes. A limpeza do espaço e a vigilância externa também estão entregues aos recursos humanos do município. Ao todo, são cerca de 60 recursos humanos que a autarquia afectou ao Centro de Vacinação.

Para além da cedência do espaço, a Câmara Municipal cedeu ainda diverso equipamento logístico como tendas, biombos, cadeiras, mesas, armários, instalação de rede eléctrica e internet, para além de grades, cones e placas sinalizadoras e identificativas. Foi também cedido equipamento de apoio administrativo, como computadores, impressora, telemóvel, entre outros.

A autarquia oferece ainda transporte gratuito de autocarro a partir das unidades de saúde locais conforme as marcações efectuadas. Para além disso, o município disponibiliza ainda dois veículos que estão ao serviço do ACES para a deslocação dos profissionais de saúde para a vacinação ao domicílio de doentes dependentes.

O Centro de Vacinação Covid-19 de Famalicão funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 20 horas, e aos fins-de-semana quando existe disponibilidade de vacinas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho