Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Câmara de Caminha cria serviço de psicologia
Dume homenageia São Martinho apesar dos “contratempos” da bola

Câmara de Caminha cria serviço de psicologia

Grande penalidade de André Luís valeu arranque positivo aos cónegos

Câmara de Caminha cria serviço de psicologia

Alto Minho

2022-06-25 às 13h13

Redacção Redacção

A criação deste serviço vai permitir que os psicólogos na Câmara possam tratar e acompanhar situações de calamidade ou apoiar pessoas com carência económica, mas o âmbito é vasto.

Citação

A Câmara Municipal vai reforçar a sua política de proximidade e de resposta às necessidades dos munícipes, através da criação de um Serviço de Psicologia que atenda às necessidades locais, numa ação concertada com os demais agentes com intervenção. O Regulamento Municipal do Serviço de Psicologia do Município de Caminha entra agora em discussão pública, tendo a respetiva proposta sido aprovada na última reunião do Executivo.
A criação deste serviço vai permitir que os psicólogos na Câmara possam tratar e acompanhar situações de calamidade ou apoiar pessoas com carência económica, mas o âmbito é vasto. Conforme é descrito, o Serviço de Psicologia é um serviço público e tem como missão “a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população, a adoção de estilos de vida saudáveis e a diminuição dos problemas de saúde (física e psicológica), bem como a inclusão social, a promoção de boas práticas psicossociais e a redução de desigualdades, através de intervenção individual, familiar, organizacional e comunitária, baseadas na evidência científica psicológica e na garantia e salvaguarda do interesse público, através de um trabalho em rede com as instituições locais, regionais e nacionais”.
No âmbito do Regulamento, as áreas de intervenção previstas são: Programas de Prevenção e Promoção da Saúde Psicológica; acompanhamento psicológico com crianças, jovens, adultos e idosos; intervenção psicológica junto da comunidade escolar, famílias vulneráveis, crianças em risco/perigo, grupos de risco e socialmente mais vulneráveis, pessoas com incapacidade e cuidadores informais, minorias sociais e imigrantes, desempregados; capacitação da comunidade; intervenção em situações de crise ou catástrofe e consultoria na área organizacional ou de políticas comunitárias.
Na última reunião do Executivo foi ainda aprovado submeter à Assembleia Municipal o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Caminha.
Conforme é explicado na proposta, foi entretanto aprovado em reunião de Câmara realizada no dia 17/11/2021 um Protocolo de Cooperação entre a Comissão para Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e o Município de Caminha, que determina que compete ao Município “Conceber, adotar e implementar um Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND), alinhado com a ENIND e os respetivos Planos de Ação”.
Importa salientar ainda que o Município de Caminha tem aprovada e em fase de execução uma candidatura para a “Promoção da Igualdade de Oportunidades e de Género”, no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) - Eixo 01. Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego, do aviso POISE-22-2020-03, designado “IND Caminha: Estratégia para o Desenvolvimento e Coesão Intergeracional”, que tem como propósitos o diagnóstico, elaboração, implementação, avaliação e divulgação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Caminha.
A proposta será também submetida à aprovação da Assembleia Municipal.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho