Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Câmara de Braga quer equipa para acompanhar processo de reversão das freguesias
Grande Prémio de Portugal encheu hipódromo de Ponte da Barca

Câmara de Braga quer equipa para acompanhar processo de reversão das freguesias

Viana do Castelo investe 2 milhões em apoios sociais, promoção do sucesso escolar e projetos educativos

Braga

2018-09-14 às 06h00

Paula Maia

Executivo vai propor, em sede de reunião camarária, a criação de equipa de gestão do processo de reconversão da reforma administrativa no concelho. Ricardo Rio quer sejam auscultados todas forças vivas, desde autarcas a responsáveis institucionais.

A Câmara Municipal de Braga vai propor, em sede de reunião de executivo, a constituição de uma equipa que acompanhe o processo de reconversão da reorganização administrativa do território das freguesias, implementada em 2013. A decisão foi avançada ontem pelo presidente da câmara de Braga, à margem da abertura da Semana do Mundo Rural e das Freguesias que decorre até domingo, no Parque da Ponte.
Ricardo Rio não quer que o Município “se demita” de formatar uma solução para o concelho, tal como aconteceu no passado, acabando por receber uma solução que foi “imposta pela Assembleia da República”.
O edil esclarece, no entanto, que o que está em cima da mesa não é a reversão da reforma que foi concretizada em 2013 - considerando mesmo que isso seria um “absurdo”-, mas antes perceber “o que correu bem, o que correu
mal e o que pode e deve ser corrigido”.

“Quando se fala dessa correcção não se fala apenas em anular agregações que se verificaram. Se calhar há outras agregações que não foram concretizadas e que são defensáveis numa determinada franja do território”, afirma o edil bracarense, acrescentando que é neste âmbito que deve ser promovido o debate onde sejam auscultados não só os autarcas, mas também as populações e instituições com o intuito “de perceber se, do ponto de vista do planeamento, haverá melhores soluções do que as que estão desenhadas”.
É a partir deste debate alargado que o presidente da câmara quer chegar a um modelo que seja desenhado pelas forças vivas do concelho, evitando qualquer decisão que venha do poder central.
E é no sentido de gerir todo este processo de auscultação que a autarquia pretende constituir uma equipa de trabalho a breve prazo.

Ricardo Rio presidiu ontem à sessão de abertura da Semana do Mundo Rural e das Freguesias que este ano, e pela primeira vez, decorre no Parque da Ponte.
Assim, até domingo, poderá usufruir de um conjunto de iniciativas como a recriação de actividades ancestrais ligadas à agricultura como a desfolhada, assim como várias actividades pedagógicas para o público geral e escolar.
O programa tem como ponto alto o Cortejo Etnográfico que decorre na tarde de domingo.

No Parque da Ponte estão representadas as freguesias do concelho que trazem ao centro da cidade as suas dinâmicas, as suas tradições. “Esta quinta edição mostra-nos um pouco de tudo o que Braga tem para oferecer nesta realidade multifacetada de uma cidade que é, porventura, mais conhecida pela sua dimensão urbana, mas que tem muito para oferecer em termos etnográficos, artesanais, de cultura e gastronomia”, referiu o edil bracarense na abertura do certame, acrescentando que cada freguesia procura trazer à malha urbana o que de melhor se faz em cada território.
O certame terá também uma vertente gastronómica com uma praça da alimentação onde os visitantes terão oportunidade de saborear os típicos pratos minhotos que podem ser degustados ao som da música tradicional que será também outros dos atractivos da iniciativa com os Sons do Minho, Banda dos Popados, Zé Amaro e Augusto Canário.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.