Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Câmara compensa TUB com 1,1 milhões de euros
Famalicão lança Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7.500 euros

Câmara compensa TUB com 1,1 milhões de euros

‘Março com Sabores do Mar’ com exposição em Esposende

Câmara compensa TUB com 1,1 milhões de euros

Braga

2021-03-07 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Autarquia vai compensar a perda de receita dos TUB em mais de um milhão e 100 mil euros, devido à pandemia de Covid-19.

Citação

De forma a compensar os Transportes Urbanos de Braga das perdas de receitas decorrentes dos efeitos da pandemia e das medidas impostas pela autarquia de apoio económico aos seus utilizadores, a Câmara de Braga vai transferir para a empresa municipal 1.158.858 euros.
É com esse objectivo que amanhã, em reunião de Câmara, vai ser votada uma adenda ao contrato programa formalizado com os TUB.
Em comunicado, a autarquia explica que desde a chegada da pandemia, o Município e os TUB implementaram um conjunto de medidas para travar a propagação do novo coronavírus, assim como medidas de apoio aos seus utilizadores.

“A empresa municipal não cobrou os passes mensais de Março a Maio de 2020, posteriormente reduziu os tarifários em 50% para desempregados ou em situação de lay-off, ajustaram a sua oferta de forma a garantir a segurança de utilizadores e trabalhadores e permitiram a manutenção do serviço público de passageiros em níveis que garantiram as necessidades de mobilidade nos sucessivos estados de emergência”, explica a mesma fonte.
Acrescenta ainda que “mesmo com a limitação à venda e validação dos títulos de transporte, os TUB continuaram a assegurar os serviços à população e garantiram a mobilidade dos trabalhadores do Hospital, dos Centros de Saúde e das empresas que mantiveram a sua actividade”.

Foram medidas que ajudaram muitas famílias bracarenses a aliviar os efeitos da pandemia, maus “representaram um custo extraordinário” para a empresa municipal.
A autarquia recorda que em Março de 2020, a receita da venda de títulos não facturada cifrou-se nos 197.055 euros, em Abril 465.398 euros e 496.404 euro no mês de Maio.
“Dessa forma, seguindo as orientações da autarquia bracarense, a empresa não obteve qualquer receita, continuando a incorrer em custos fixos e extraordinários com um impacto fortíssimo, na medida em que as vendas foram reduzidas a zero”, nota também.

Recorda ainda que desde 2014 os TUB tinham vindo a aumentar o número de passageiros em 21% e as vendas dos títulos de transporte em 18%, obtendo resultados líquidos positivos em seis anos consecutivos. Em Janeiro e Fevereiro de 2020, e até ao primeiro Estado de Emergência, os TUB apresentavam uma trajectória de crescimento comparativamente ao período homólogo de 2019, registando um aumento médio de 4,7% na venda de títulos de transporte.

A situação alterou-se há precisamente um ano. Entre 18 de Março e 31 de Maio, por orientação municipal, não houve qualquer validação de títulos a bordo e estabeleceu medidas excepcionais relativas à pandemia.
Com a gradual retoma das actividades económicas, os TUB retomaram a sua oferta de serviço. No entanto, a situação epidemiológica manteve-se crítica com efeitos nefastos ao nível económico e social.
“Esses efeitos fizeram-se sentir com impacto elevado ao nível operacional, económico e financeiro na actividade da empresa municipal de transportes, representando uma quebra de 44% no número de validações e uma redução de receita de 38% na venda de títulos”, remata o comunicado.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho