Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Clube de Xadrez A2 Didáxis domina torneio de rápidas
Novo coronavírus espalhou-se sobretudo a partir da Europa

Clube de Xadrez A2 Didáxis domina torneio de rápidas

Ana Rocha de Sousa é convidada do Ymotion

Clube de Xadrez A2 Didáxis domina torneio de rápidas

Desporto

2019-01-03 às 14h27

Redacção Redacção

Três primeiros lugares da classificação absoluta, duas primeiras posições em femininos e vitórias individuais em diversas categorias etárias expressam hegemonia do CX A2 Didáxis.

O Clube de Xadrez A2D - Associação Académica da Didáxis conquistou as três posições do pódio do III?Torneio de Rápidas com Música, organizado, no final de Dezembro, em Guimarães, pela Associação de Xadrez de Braga.
O vencedor foi, pela primeira vez, o mestre FIDE Luís Silva (CX A2D, prémio de 100 euros). Com os mesmos pontos que o vencedor, mas pior coeficiente de desempate, classificaram-se em 2.º e 3.º lugares Mariana Silva (CX A2D, prémio de 50 euros) e Luís Romano (CX A2D, prémio de 25 euros).
Conservatório de Guimarães, o Centro Cultural Vila Flor, a Plataforma das Artes e Criatividade, a Universidade de Minho, Paço dos Duques de Bragança e a Associação Comercial e Industrial de Guimarães são espaços onde decorreram os jogos.

A classificação feminina ficou ordenada do seguinte modo: 1.º, Mariana Silva (CX A2D); 2.º, Inês Silva (CX A2D) e 3.º, Ariana Pintor (GX 113).
Por categorias etárias, os vencedores foram Álvaro Guimarães (veterano, CX Braga), Mariana Silva (sub-20, CX A2D), Inês Silva (sub-18, CX A2D), José Santos (sub 16, CX A2D), Filipa Pipiras  (sub-14, Fórum Airão S. João), Bruno Peixoto (sub-12, Fórum Airão S. João), José João Pinto (sub-10, CX A2D) e Ivo Costa (1.º sub-8, CX A2D).
Também foram premiados de acordo com a classificação geral, os cinco melhores alunos do Colégio do Ave: José João Pinto, Duarte Abreu, Ana Beatriz Costa, Ivo Costa e Tiago Sousa.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do representante da Associação 3M e do V FIGG, Armindo Cachada, do presidente da AXDB, Carlos Dias, do presidente da A2D, Francisco Assis, do presidente da direcção Pedagógica do Colégio do Ave, Rui Miguel Costa, e da presidente da APEE do Colégio do Ave, Isabel Sousa.
Esta iniciativa foi organizada pela Associação de Xadrez de Braga e Clube de Xadrez A2D - Associação Académica da Didáxis, contando com o apoio do Colégio do Ave e da sua Associação de Pais e Encarregados de Educação e do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães. A arbitragem esteve a cargo do presidente da AXDB, Carlos Dias, e o director de prova foi o coordenador do CX A2D, Mário Oliveira.

Cinco promissores alunos obtiveram nota artística máxima durante a realização deste torneio e na cerimónia de encerramento, pois deliciaram os presentes com a interpretação de obras clássicas. Mariana Costa Pinheiro, aluna do Conservatório de Guimarães, na guitarra clássica; e no piano Ângela Fernandes e André Almeida, alunos do Colégio do Ave, e Isabel Moreira e Pedro Ferreira, alunos da Didáxis-Vale S. Cosme revelaram os seus talentos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho