Correio do Minho

Braga, quinta-feira

CLDS 3G Geração Eco traz “O PROVE” a Celorico de Basto
Eurodeputado nomeado representante do PPE

CLDS 3G Geração Eco traz “O PROVE” a Celorico de Basto

Cerveira atrai investimento de 7ME de uma fábrica de transformação de pescado para o Fulão

Vale do Ave

2017-12-06 às 20h11

Redacção

Os alunos da Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, conheceram “O PROVE” - promover e vender”, um projeto de empreendedorismo social que pretende contribuir para o escoamento de produtos locais, e que foi aplicado nos municípios que integram a Dolmen - Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, CRL. A ação decorreu ontem, 5 de dezembro, no auditório da Escola Profissional de Fermil de Basto e foi promovida pelo programa CLDS 3G.

Os alunos da Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, conheceram “O PROVE” - promover e vender”, um projeto de empreendedorismo social que pretende contribuir para o escoamento de produtos locais, e que foi aplicado nos municípios que integram a Dolmen - Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, CRL.
A ação decorreu ontem, 5 de dezembro, no auditório da Escola Profissional de Fermil de Basto e foi promovida pelo programa CLDS 3G.

“Queremos que os alunos, sobretudo os que estão inseridos em cursos profissionais tomem conhecimento de projetos de inovação social que procuram fazer a inclusão económica dos produtores locais” disse Manuel Maria Afonso, Coordenador do CLDS 3G Geração Eco. “Apesar de estarmos numa zona maioritariamente rural, esta metodologia devidamente adaptada à nossa realidade trará benefícios, e poderá ajudar os pequenos agricultores a escoar os seus produtos”.
A explicar o projeto esteve Ana Gonçalves, técnica da Dolmen, que procurou ser o mais clara possível na forma como esta iniciativa O PROVE - Promover e Vender funciona.

O objetivo fundamental é potenciar a economia de proximidade, estimular o empreendedorismo em meio rural e a autonomia dos produtores agrícolas. Neste momento esta iniciativa desenvolve-se no âmbito da cooperação interterritorial do Subprograma3 do PRODER.

Os cabazes PROVE são preparados para o consumidor sobretudo urbano, compostos exclusivamente por produtos da época, produzidos localmente, nomeadamente fruta e legumes de elevada qualidade.

Durante a apresentação a técnica explicou todos os pormenores de funcionamento do PROVE, como fazer encomendas, o preço dos cabazes e os locais de recolha. Apresentando as potencialidades desta metodologia bem como as fragilidades e os procedimentos necessários para a sua implementação no município de Celorico de Basto.

*** Nota da C.M. de Celorico de Basto ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.