Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Cineasta argentino dá aula aberta de cinema de animação no IPCA
Estabilidade é a meta do Ases St.ª Eufémia

Cineasta argentino dá aula aberta de cinema de animação no IPCA

Subiu 38,2% número de peregrinos que passaram por Caminha

Cineasta argentino dá aula aberta de cinema de animação no IPCA

Ensino

2019-11-12 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Juan Pablo Zamarella orientou ‘masterclass’ sobre técnicas de animação numa iniciativa da Escola de Design do IPCA, a Casa da Animação e o CINANIMA.

“No mundo da curta metragem não há dinheiro, não podemos viver simplesmente dela”, confessou ontem, no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), o realizador e animador argentino Juan Pablo Zaramella, convidado para uma ‘masterclass’ promovida pela Escola Superior de Design, em parceria com a Casa da Animação-Associação Cultural e o CINANIMA-Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.
No final da ‘lição’ sobre produção e pós-produção de filmes de animação, Zaramella respondeu a alguns questões colocadas por alunos de Design do IPCA, nomeadamente sobre o financiamento deste tipo de actividade, admitindo que a mesma não constitui “negócio”. No seu caso, outros trabalhos para televisão e de publicidade representam alternativa de subsistência
Na ‘masterclass’, o cineasta argentino explicou conceitos e técnicas de produção utilizadas em ‘El Hombre Mas Chiquito del Mundo’, ‘Luminaris’, ‘Heroes’ e ‘Así Son las Cosas’, trabalhos através dos quais desenvolveu as técnicas realista, time lapse e mix media.

A sua curta-metragem ‘Luminaris’ venceu 324 prémios em todo o mundo, tendo alcançado a meta do Guiness de curta-metragem mais premiada de sempre. Em todos estes prémios por ‘Luminaris’, incluem-se os do público e da crítica em Annecy (2011) e uma pré-selecção para os Oscars na categoria de melhor Curta-Metragem de Animação. 
Em 2016. realizou a série ‘El Hombre Mas Chiquito del Mundo, uma co-produção franco-argentina. Este ano realizou a curta-metragem ‘Heroes’ e está a desenvolver um projecto para televisão chamado ‘Así Son las Cosas’. 

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.