Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Cinco concelhos em risco elevado e três em alerta
Segurança privada nas escolas de Valença

Cinco concelhos em risco elevado e três em alerta

João Antunes e Jéssica Pontes vencem 7.ª Meia Maratona de Famalicão

Cinco concelhos em risco elevado e três em alerta

Braga

2021-07-16 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Braga, Guimarães, Famalicão, Barcelos e Paredes de Coura estão em risco elevado e não avançam no processo de desconfinamento.

Braga, Guimarães, Famalicão , Barcelos e Paredes de Coura. São estes os cinco concelhos minhotos que estão em risco elevado de incidência de Covid-19, ficando sujeitos a medidas mais restritivas no processo de desconfinamento, de acordo com o mapa de risco ontem actualizado pelo Governo.
Há ainda três concelhos — Fafe, Vizela e Viana do do Castelo — que ficam em alerta.
Os concelhos do Quadrilátero Urbano, no distrito de Braga, e Paredes de Coura, no Alto Minho, integram a lista de concelhos de risco elevado depois de terem registado, em segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 120 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade).
Estes concelhos integram uma lista de 43, onde se aplicam regras específicas de controlo da pandemia, nomeadamente a limitação da circulação na via pública a partir das 23 horas e até às 5 horas da manhã.
O teletrabalho é obrigatório quando as actividades o permitam.
Os restaurantes podem funcionar até às 22.30 horas, sendo que às sextas-feiras a partir das 19 horas, e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior é permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo. A limitação do número do número de pessoas por mesa mantém-se: máximo de seis pessoas por mesa no interior e de 10 por mesa na esplanada.
É ainda exigido teste negativo ou certificado digital para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local.
O comércio a retalho alimentar, não alimentar e prestação de serviços pode pode funcionar até às 21 horas.
Os espectáculos culturais têm de terminar até às 22.30 horas;
Os casamentos e baptizados estão sujeitos a 50 % da lotação do espaço.
É permitida a prática de todas as modalidades desportivas, sem público, assim como a prática de actividade física ao ar livre e em ginásios.
Nos eventos em exterior, a lotação será reduzida, segundo definição pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).
Nas Lojas de Cidadão mantém-se o atendimento presencial por marcação.
Nos restantes concelhos, as regras são: teletrabalho recomendado nas actividades que o permitam; restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de seis pessoas no interior ou 10 pessoas em esplanadas) até à meia-noite para admissão e uma hora para encerramento; e exigência de teste negativo ou certificado digital para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local; comércio com horário do respectivo licenciamento.
Os transportes públicos podem circular com lotação de dois terços ou com a totalidade da lotação nos transportes que funcionem exclusivamente com luga- res sentados.
Outras das regras que se aplicam nesta etapa do desconfinamento são os espectáculos culturais até à meia-noite; salas de espetáculos com lotação a 50%; fora das salas de espectáculo, com lugares marcados e com regras a definir pela DGS; os escalões de formação e modalidades amadoras com lugares marcados e regras de acesso definidas pela DGS; os recintos desportivos com 33% da lotação; e fora de recintos aplicam-se regras a definir pela DGS.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho