Correio do Minho

Braga, terça-feira

Cimeira IPVC mostra que vale a pena estudar com mais de mil ofertas de emprego
Vila Verde: Obras já arrancaram em Cabanelas

Cimeira IPVC mostra que vale a pena estudar com mais de mil ofertas de emprego

Esposende organizou 16.º Encontro Luso Galaico de BTT

Ensino

2018-04-12 às 06h00

Isabel Vilhena

Uma centena de empresas e mais um milhar de ofertas de emprego estão disponíveis na feira de emprego que decorre no âmbito da Cimeira do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Uma centena de empresas e mais de um milhar de ofertas de emprego estão disponíveis na feira de emprego que decorre até hoje na Cimeira do IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo), que tem lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Ao longo de dois dias este evento de networking proporciona a todos alunos, professores, empresas e famílias a possibilidade de troca de experiências, de saberes, de horizontes, o contacto com as empresas e a apresentação de projectos.
Mais do que uma Mostra Educativa ou uma Feira de Emprego, a Cimeira IPVC é um evento inovador, onde promove a educação, emprego e a investigação.

Para o presidente do IPVC, Rui Teixeira, esta cimeira é uma nova forma de olhar as coisas. Até aqui fazíamos uma mostra formativa com os cursos e suas saídas profissionais. Mas percebemos que era muito pouco, ou seja, só faz sentido mostrar cursos e empregabilidade, desde que estejam ao lado de empresas que digam este curso vale a pena.
Rui Teixeira sublinha que esta feira de trabalho, desde a sua concepção até todos os contactsos inerentes à sua realização, foi feita pelos alunos do IPVC. O aluno tem que aprender que o contacto com o mundo do trabalho é também hoje uma tarefa da escola, mas a escola tem como força motriz o aluno.
Assim, a gestão e a dinâmica de toda a feira cabe aos alunos em colaboração com o IPVC. Contactamos as empresas e conseguimos uma nova abordagem em relação às feiras de emprego tradicionais, explicou Daniel Leal, presidente da Federação Académica do IPVC.

Presentes na iniciativa professores e alunos do ensino secundário e profissional, mas também as famílias e a população em que, desta forma, têm oportunidade de contactar com as diferentes áreas de ensino e de investigação, mas também contactar com actuais e ex-alunos do IPVC, alguns dos quais com empresas criadas e que podem dar o seu testemunho sobre a importância de estudar e apostar na sua formação.
O presidente da Federação Académica do IPVC realça esta ligação entre alunos do secundário, as empresas e os alunos do IPVC. Com esta ligação acreditamos que todos têm a ganhar. É a demonstração clara de que vale a pena estudar para os estudantes do secundário e os do ensino superior que estão aqui à procura de emprego. Rui Vaz da Federação Académica do IPVC acrescenta que esta feira de emprego prima pela diferença, onde os visitantes podem encontrar o Made in IPVC, IPVC Work +, Smart Talks e orientação formativa. Presentes também diversas empresas que à semelhança da edição do ano anterior irão estar presentes para fazer recrutamento.
Para o presidente do IPVC aqui estão representadas as grandes áreas de formação e é imperativo reinventar a palavra empreendedorismo. Temos dúvidas que se ensine. Temos a certeza que se aprende numa dinâmica colectiva.

Hoje o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor vai estar à Conversa Com os directores de agrupamentos escolares e de escolas técnico-profissionais e secundárias do Alto Minho, dirigentes de gestão, pedagógicos e científicos do IPVC, presidentes da Câmara do Alto Minho e vereadores da Educação e Cultura, IEFP e Empresários/Empregadores parceiros do IPVC. A presença do ministro na cimeira reforça a campanha do ministério que se encontra em curso: Estudar (mais) é preciso, prosseguindo o propósito de reforçar a percepção da necessidade da formação e da qualificação.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.