Bombeiros Voluntários de Melgaço: comando sonha com quartel
2025-02-07 às 21h30
Neste sentido, foram discutidos nesta reunião alguns projetos relevantes que contribuam para a coesão, competitividade, inovação e internacionalização dos territórios, tendo por base um elevado grau de compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável e a consolidação de parcerias e experiências a nível europeu.
O Conselho Intermunicipal (CI) da CIM Cávado reuniu, em Barcelos, e na ordem de trabalhos definida analisou e discutiu a estratégia que pretende manter e reforçar no setor do turismo, cultura e sustentabilidade.
A CIM do Cávado tem, nos últimos anos, integrado diversas parcerias transfronteiriças e transnacionais que potenciam a candidatura a diferentes programas de cooperação, procurando-se assim desenvolver novas iniciativas que promovam as boas práticas e reconheçam a importância de diferentes setores em distintas áreas de atuação.
Neste sentido, foram discutidos nesta reunião alguns projetos relevantes que contribuam para a coesão, competitividade, inovação e internacionalização dos territórios, tendo por base um elevado grau de compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável e a consolidação de parcerias e experiências a nível europeu.
Destacou-se, assim, o projeto “LIGHT-HAUS”, em candidatura ao Programa Interreg Espaço Atlântico, e que tem como objetivo dar maior visibilidade aos territórios costeiros atlânticos e à sua cultura através da criação de novos recursos turísticos tendo os faróis como elementos comuns.
A ser aprovado, o projeto prevê uma duração de 30 meses, e contará com participação de diferentes parceiros: a MMS Cantabria, Universidade de Huelva e Autoridade Portuária de Avilés em Espanha, MTU e Irish Lights na Irlanda, SMIDDEST e Brest Terres Océanes em França, Universidade de Aveiro e Câmara Municipal de Viana do Castelo em Portugal.
No âmbito da sustentabilidade ambiental, o CI da CIM Cávado fez um ponto de situação do projeto europeu denominado NBRACER – Nature Based Solutions for Atlantic Regional Climate Resilience, que já se encontra em execução, ao abrigo do programa Horizon Europe da Comissão Europea.
Este projeto conta com 30 parceiros europeus, incluindo esta CIM, e com o mesmo pretende-se desenvolver abordagens inovadoras que potenciem a transformação das regiões parceiras, tornando-as mais resilientes às alterações climáticas, mais ecológicas, seguras, saudáveis e justas.
O projeto já em desenvolvimento tem organizado diferentes ações, sendo que, nos próximos dias, acolherá na região um workshop direcionado aos diferentes stakeholders locais, que terá como objetivo uma maior aproximação à temática, bem como estudar os desafios inerentes à bacia do Cávado.
Com o NBRACER pretende-se que, o território do Cávado enquanto região replicadora, aprofunde o seu conhecimento de boas práticas de soluções de base natural, como contributo ao aumento da resiliência climática do território.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário