Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
CIM Cávado e os seus municípios pretendem uma gestão pública inovadora e de base tecnológica
SC Braga sagra-se campeão nacional de juniores

CIM Cávado e os seus municípios pretendem uma gestão pública inovadora e de base tecnológica

Chuva ‘abrandou’ os treinos na Falperra

CIM Cávado e os seus municípios pretendem uma gestão pública inovadora e de base tecnológica

Cávado

2024-04-17 às 15h00

Redacção Redacção

"Se as empresas têm efetuado uma constante aposta na inovação, o Setor Público deve acompanhar este esforço para obter os melhores resultados para os seus territórios e comunidades".

Citação

Entre os dias 14 e 20 de abril a Comunidade Intermunicipal do Cávado está numa missão relacionada com internacionalização e inovação, com o objetivo de troca de experiências, partilha de boas práticas e conhecimentos relacionados com este setor. Integrar a região do Cávado em redes e organizações internacionais que atuem neste domínio, bem como potenciar e valorizar a região e os seus produtos estratégicos, tem sido uma prática constante da CIM Cávado nos últimos anos.

A comitiva foi hoje recebida pelo governo do Paraná, em concreto, pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital e pela Celepar, empresa pública de tecnologia de informação, onde, entre outros projetos, foi apresentado a Chamada Inteligente, desenvolvida em parceria com a Secretaria Estadual da Educação e que consiste no controle de frequência de alunos em sala de aula por reconhecimento facial ou de experiências de tecnologia no setor agrícola e de desenvolvimento rural.
Por esse motivo, na intervenção inicial, a Vereadora da Câmara Municipal de Braga, Olga Pereira, invocando o exemplo da Start - Up Braga, referiu que "é necessário auxiliar a conversão do conhecimento e investigação aplicada em ideias de negócio lucrativas tantos para os empreendedores como para a sociedade como um todo. Se as empresas têm efetuado uma constante aposta na inovação o Setor Público deve acompanhar este esforço para obter os melhores resultados para os seus territórios e comunidades".
Durante a reunião houve espaço para uma troca de ideias no âmbito da transformação digital, nomeadamente na criação de soluções para as principais áreas de governança, como saúde, educação, segurança e também agricultura. Mário Constantino Lopes, Vice-Presidente da CIM Cávado e Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, aproveitou este momento para referir a necessidade de olharmos para temas como a recolha de resíduos urbanos, a transformação energética ou a integração de alunos em contexto de sala de aula, como temas prioritários quando falamos de soluções inovadores e de base tecnológica.
Assim, entregou neste encontro o protocolo de cooperação entre a CIM Cávado e o Governo do Paraná, focado na parceria estratégica que visa o desenvolvimento de novas respostas aos atuais desafios do suporte ao ecossistema de inovação e empreendedorismo, cuja importância poderá ser relevante no âmbito da atual Estratégia Nacional para os Territórios Inteligentes.
Houve ainda oportunidade para conhecer o sistema de inovação, que opera dentro da Pontíficia Universidade Católica do Paraná, denominado Hotmilk, que capacita e presta consultoria a empresas e Startups com o objetivo de promover soluções inovadoras, empreendedoras e de base tecnológica. Esta entidade tem mais de 100 startups e empresas residentes e realizaram, no ano de 2023, mais de 380 eventos neste hub.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho