Correio do Minho

Braga,

- +
Ciganos: Jovens ativistas da Amnistia Internacional protestam em Lisboa contra 'despejos forçados' na Sérvia
Casa do Professor: Novo presidente quer fidelizar e captar associados a nível nacional

Ciganos: Jovens ativistas da Amnistia Internacional protestam em Lisboa contra 'despejos forçados' na Sérvia

Freguesia de Este terá novo Parque Infantil

Nacional

2010-07-30 às 21h25

Lusa Lusa

Jovens ativistas da Amnistia Internacional (AI) concentram-se no sábado, no Largo do Camões, em Lisboa, num protesto contra os 'despejos forçados' de ciganos na Sérvia, 'financiados com impostos dos cidadãos europeus'.

Na ocasião será lançada uma petição a entregar à Comissão Europeia, ao Banco Europeu de Investimento e ao Banco Mundial.

No ano passado, na Sérvia, 114 famílias ciganas que viviam sob a Ponte de Gazela, nos arredores de Belgrado, 'foram expulsas' e realojadas 'em contentores de metal', refere a secção portuguesa da AI, em comunicado, acrescentando que outras 64 famílias 'foram transportadas para o Sul da Sérvia'.

'Poucos tiveram tempo para juntar os seus bens antes de as suas casas serem demolidas', assinala a AI.

O despejo deveu-se a obras que iriam ser feitas na ponte, 'pagas parcialmente com um empréstimo de 77 milhões de euros do Banco Mundial e do Banco Europeu de Investimento', instituições que 'emprestaram o dinheiro esperando que as famílias recebessem alojamento alternativo adequado'.

A concentração, que se realiza entre as 14:30 e as 16:30, reunirá 60 jovens ativistas da Amnistia Internacional de Portugal, Espanha, Itália, França, Grécia, Turquia, Eslovénia, Eslováquia, Moldávia, Alemanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Israel, Reino Unido, Irlanda, Luxemburgo e da República Checa.

A iniciativa insere-se no Encontro Europeu de Jovens da AI, que decorre até segunda feira em Almada, sob a organização da secção portuguesa da organização de defesa dos direitos humanos.


*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.