Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Cientista recebe “bolsa milionária” do Conselho Europeu de Investigação
Luís Pedro Martins: “Turismo é um sector resiliente, que recuperou muito rapidamente”

Cientista recebe “bolsa milionária” do Conselho Europeu de Investigação

‘Março com Sabores do Mar’ com exposição em Esposende

Cientista recebe “bolsa milionária”  do Conselho Europeu de Investigação

Ensino

2018-07-28 às 06h00

Redacção Redacção

ROGÉRIO PIRRACO, do Grupo de Investigação 3B’s da Universidade do Minho, foi distinguido para desenvolver nos próximos cinco anos uma nova forma de ligar vasos sanguíneos de pacientes e órgãos e tecidos fabricados em laboratório para transplante.

Citação

Um investigador da Universidade do Minho recebeu uma “bolsa milionária” do Conselho Europeu de Investigação para estudar uma nova forma de ligar vasos sanguíneos de pacientes e órgãos e tecidos fabricados em laboratório para transplante.
Em comunicado, a Universidade do Minho (UMinho) explica que a bolsa de 1,5 milhões de euros atribuída a Rogério Pirraco, do Grupo de Investigação 3B’s da Universidade do Minho, “são as mais prestigiadas e competitivas da Europa”, sendo atribuídas pela sexta vez ao Grupo 3B’s, dirigido pelo professor Rui Reis. Segundo o texto, aquelas bolsas ERC (Conselho de Investigação Europeu, na sigla em inglês) financiam “projectos indi- viduais cuja selecção é fundamentada, em 50%, no currículo do investigador (deve estar no topo dos que trabalham na Europa) e em 50% na excelência do projeto a executar, o seu grau de risco e a abordagem radicalmente inovadora e nas fronteiras da ciência”.
Rogério Pirraco apresentou o projecto ‘Engineered Capillary Beds for Successful Prevascularization of Tissue Engineering Constructs’ e obteve uma ‘Starting Grant’ (Bolsa de Iniciação de Carreira do ERC), destinada a quem está a iniciar uma carreira independente e a estabelecer a sua própria linha de investigação, tornando-se assim mais competitivo em temos internacionais e aumentando a visibilidade da investigação europeia.
O investigador, explana, “quer desenvolver uma abordagem inovadora na criação de um leito capilar bioartificial, que sirva de interface entre órgãos ou tecidos fabricados em laboratório e a vasculatura de pacientes que deles necessitem”, sendo que “essa interface permitirá uma fácil ligação cirúrgica entre os vasos sanguíneos dos pacientes e os órgãos e tecidos transplantados, facilitando a perfusão destes últimos e a sua viabilidade após o transplante”.
O projecto multidisciplinar, lê-se, “integra conhecimento das Ciências da Vida, nomeadamente de biologia celular para o cultivo das células que darão origem a capilares sanguíneos, e da Engenharia, para a fabricação da estrutura tridimensional do leito capilar e a sua maturação através de um biorreator com componente microfluídica, na linha da chamada ‘investigação totidisciplinar’ do Grupo 3B’s”, que faz parte do Instituto de Investigação em Biomateriais, Biomiméticos e Biodegradáveis (I3Bs) da Universidade do Minho e está sediado no AvePark, em Guimarães.
“Esta bolsa resulta do meu empenho e, também, do contexto existente no Grupo 3B’s, onde disponho do apoio incondicional do professor Rui Reis, cientista de referência mundial, e de condições únicas para desenvolver a minha investigação e, obviamente, para escrever projetos competitivos”, diz, no texto, Rogério Pirraco.
Neste concurso de 2018 de Bolsas de Iniciação de Carreira do ERC, Portugal obteve cinco bolsas, num total de financiamento atribuído de 7,2 milhões de euros.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho