Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Cidade Europeia do Desporto “valeu claramente a pena”
Arcos de Valdevez convida a visitar “destino seguro e muito acolhedor”

Cidade Europeia do Desporto “valeu claramente a pena”

Gil Vicente: "Temos cinco finais para conseguir a manutenção"

Cidade Europeia do Desporto “valeu claramente a pena”

Braga

2019-12-14 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Retorno de 12,5 milhões e pôr a maioria dos bracarenses a fazer desporto foram algumas das conclusões do estudo elaborado sobre o impacto da CED na economia e imagem do concelho de Braga.

Com um retorno económico de 12,5 milhões de euros e o aumento de população que pratica desporto, a Cidade Europeia do Desporto (CED) “valeu claramente a pena, sendo que foi um momento único para os bracarenses”, assegurou ontem, durante a apresentação do estudo sobre a importância do sector do desporto na economia e imagem do concelho de Braga – ‘A Influência da Cidade Europeia do Desporto (CED) 2018’, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

O estudo, que foi realizado sob consultoria científica do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, da Universidade do Algarve, é focado na perspectiva dos residentes, as suas práticas desportivas e a relação com Braga e a outra parte é focada na óptica do visitante, que identifica o perfil e o comportamento das pessoas atraídas pelos eventos.
“A cada novo ano há novas actividades que beneficiam dos investimentos que foram feitos no âmbito da CED. Por isso, o efeito reprodutor é muito superior ao apresentado. Temos 200% de retorno do investimento feito”, defendeu o autarca, referindo que para além do retorno económico de 12,5 milhões de euros, o estudo aponta que o investimento directo foi de 1,5 milhões de euros e o indirecto de três milhões de euros.

Em termos do impacto na projecção turística, dos espectadores dos eventos 20,6% visitaram Braga pela primeira vez devido à CED, 89,3% classificaram a cidade na categoria ‘Bom’ e ‘Muito Bom’, 87,7% recomenda a visita a Braga e 73,5% mencionou Braga nas redes sociais. De destacar aqui os 93% dos inquiridos que tencionam regressar num período de três anos. Património e Cultura, Gastronomia, Hospitalidade e Segurança Geral foram os elementos mais valorizados durante a visita.

No caso da população residente, os indicadores evidenciam uma relação “extramente positiva e consistente nas práticas desportivas”. Verificou-se um aumento da população que pratica desporto ou exercício físico 2/3 vezes por semana (27,3% para 59,3%; a média nacional é de 26%); um aumento da população pertencente a um clube ou associação desportiva (de 14,6% para 36,2%); e um aumento da população do sexo feminino a praticar desporto (de 25,4% para 41,9%). Nesse sentido, 78,2% dos Bracarenses classificaram de ‘Bom’ ou ‘Muito Bom’ o trabalho do Município de Braga na promoção do desporto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho