Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Cidade europeia de cultura exige o contributo de todos
'Porta 65 Jovem' para os munícipes vilaverdenses

Cidade europeia de cultura exige o contributo de todos

No Vianna há de tudo durante todo o dia

Vale do Ave

2017-03-19 às 14h06

Teresa M. Costa

TODAS AS INSTITUIÇÕES CULTURAIS do concelho estão convocadas para ajudar a intensificar o estatuto de Guimarães como “território europeu de cultura” desafiou ontem o presidente da Câmara.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, convocou ontem todos os ‘actores’ do concelho para ajudarem a “manter e intensificar” Guimarães como “cidade europeia e território europeu de cultura”.
Domingos Bragança falava, ontem, na assinatura de acordos de colaboração com instituições culturais do concelho, abarcam quase sete dezenas de entidades.
O autarca fez questão de agradecer o trabalho desenvolvido pelas diversas instituições e associações culturais do concelho, reconhecendo que ele é, “muitas vezes, feito em situações de muito voluntariado e difíceis do ponto de vista financeiro”.
Mas Domingos Bragança assume que o resultado deste trabalho “é ímpar e fundamental” para manter o estatuto de Guimarães como “cidade europeia e território europeu de cultura”.
Guimarães foi Capital Europeia da Cultura, em 2012, mas mais que aquele ano “é importante manter o estatuto” sustenta o edil vimaranense que quer que a cidade seja vista não só como cidade de história, onde o património histórico é um bem cultural, mas também porque tem uma programação cultural excepcional que faz dela uma cidade diferente.
É a “marca” de “uma história feita futuro” que Domingos Bragança quer intensificar, defendendo que “a envolvência de todos é fundamental”.
E todos não são só as instituições culturais: “todos os vimaranenses contam” aponta o edil, para quem “o importante é não perder talento nenhum e que todos fruam a cultura que nos dá uma sensibilidade diferente” daí que o conceito subjacente à Capital Verde Europeia seja, também, bio-cultural.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.