Um clube do povo e inteiramente ao seu serviço
2022-08-05 às 06h00
Guimarães inaugurou, ontem, dois novos Parques de Estacionamento de Velocípedes, localizados junto à Estação de Caminhos de Ferro e Central de Camionagem. Entrou ainda em funcionamento o serviço de partilha de 200 trotinetes e 200 bicicletas.
É mais um passo determinante de Guimarães no caminho da neutralidade climática até 2030. O município vimaranense inaugurou, ontem, os dois novos Parques de Estacionamento de Velocípedes - localizados junto à Estação de Caminhos de Ferro e à Central de Camionagem -, num momento que marcou ainda a entrada em funcionamento do serviço de partilha de trotinetes e bicicletas, operado pela Bird.
“Termos sido escolhidos como cidade para a neutralidade climática até 2030 obriga-nos e mobiliza-nos para a sustentabilidade ambiental a todos os níveis e uma das áreas fundamentais é a mobilidade suave e o uso da bicicleta em ambiente urbano, essencialmente. Estamos a dar um contributo com estas zonas de estacionamento abrigadas, um investimento feito no âmbito do Fundo Ambiental, e também com a partilhada de 200 bicicletas e 200 trotinetes. O que importa é, pedagogicamente, e através do uso, começarmos a mudar comportamentos”, sublinhou o autarca Domingos Bragança, lembrando que o uso da bicicleta é um dos transportes nas principais cidades europeias preocupadas com a sustentabilidade “e nós, em Guimarães, queremos seguir os bons exemplos e boas referências”.
“O uso da bicicleta é fundamental, mas para isso há muito caminho a andar. Temos feito infra-estruturas que têm em conta o uso da bicicleta, mas, nas intervenções da área urbana, é preciso aumentar a segurança nos tramos rodoviários que forem partilhados no uso da própria faixa de estrada. Temos construído e vamos continuar a construir zonas segregadas, ecovias e ciclovias, mas sabemos que, no uso da cidade e das vilas, tem que haver zonas partilhadas e é esse esforço conjunto que vamos continuar a fazer”, frisou o edil, apontando o “uso das infra-estruturas” e “a mudança de comportamentos” determinantes “para a neutralidade climática”.
Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira recordou que, desde 2019, o município adquiriu 20 bicicletas financiadas pelo Fundo Ambiental, por forma “a incentivar os funcionários em detrimento do carro” e considera serem projectos “que vão ao encontro dos objectivos comuns do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável”, por forma a “criar condições para fomentar modos mais suaves de circulação dentro do nosso concelho”.
Guimarães é o 16.º município em Portugal parceiro da Bird, “onde operamos com 200 bicicletas eléctricas e 200 trotinetes eléctricas em regime de partilha”, explicou Bernardo Janson, Country Manager. “Foi com muito entusiasmo que vimos o anúncio de Guimarães ser seleccionada para integrar a missão Cidades Com Impacto Neutro, acreditamos que os transportes são um pilar dessa descarbonização e queremos contribuir com mais uma alternativa de transporte para os vimaranenses”.
18 Agosto 2022
17 Agosto 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário