Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Cidadãos do Mundo reúnem em Braga para debater temas internacionais
ESCA vence Parlamento dos Jovens Distrital

Cidadãos do Mundo reúnem em Braga para debater temas internacionais

Alunos de Artes Visuais partilham pintura de mural com Martinho Dias

Braga

2018-01-03 às 07h58

Redacção

A situação da Catalunha (Espanha), o ‘Brexit’ (saída do Reino Unido da União Europeia), o fenómeno Macron, a Frente Nacional e o Partido Socialista francês são alguns dos temas a serem debatidos na quinta-feira na II edição das ‘Conversas com Cidadãos do Mundo’. O encontro decorre a partir das 21 horas, no Centro de Negócios Ideia Atlântico.

A situação da Catalunha (Espanha), o ‘Brexit’ (saída do Reino Unido da União Europeia), o fenómeno Macron, a Frente Nacional e o Partido Socialista francês são alguns dos temas a serem debatidos na quinta-feira na II edição das ‘Conversas com Cidadãos do Mundo’. O encontro decorre a partir das 21 horas, no Centro de Negócios Ideia Atlântico.

A II edição das ‘Conversas com Cidadãos do Mundo’ é moderada por Paulo Monteiro, director do jornal ‘Correio do Minho’. Participam também Álvaro Magalhães (do Diário do Minho) e Daniel Vieira da Silva (da Rádio Universitária do Minho).
Os ‘Cidadãos do Mundo’ são a franco-portuguesa Nathalie de Oliveira (vereadora na Câmara de Metz) e os bracarenses Ricardo Freitas (economista) e Tiago Corais (engenheiro industrial na Indústria Automóvel, contaminado pelo “entusiasmo criado em torno da vitória de Jeremy Corbyn à liderança do Partido Trabalhista Britânico”).

Na I edição da iniciativa, realizada em Janeiro do ano passado, foi deixado o mote de “Portugal como país que ainda tem muito para dar ao mundo”. As ‘Conversas com Cidadãos do Mundo visam o “intercâmbio de culturas, práticas, metodologias e principalmente vivências, que sejam capazes de trazer uma mais valia para Portugal e que nos ajudem a destacarmo-nos neste mundo global”, destaca, Tiago Corais o impulsionador e um dos oradores.
Tiago Corais vai abordar temas relacionados com o sistema político Britânico, o Brexit e a organização do Partido Trabalhista do Reino Unido.

Tiago Corais reside em Oxford (Reino Unido) há quatro anos e é um dos 15 mil novos militantes que se filiaram no partido nas primeiras 24 horas depois de Jeremy Corbyn ter sido eleito o novo líder do Partido Trabalhista (PT) em 2015. É, ainda, membro-fundador da Oxford European Association, associação criada pela Câmara Municipal de Oxford como resposta ao Brexit. É candidato a vereador (Oxford City Councillor) pelo PT à Câmara Municipal de Oxford nas eleições de Maio deste ano.

A franco-portuguesa Nathalie de Oliveira estudou em Sorbonne (Paris) em Direito das Organizações Internacionais, estagiou na UNESCO em Paris e trabalhou para as instituições europeias durante longos anos, nomeadamente para a Comissão Europeia. Eleita pela primeira vez em 2008 na Câmara de Metz (Grança), desempenha funções de vereadora desde então e foi candidata a deputada Francesa pelo Partido Socialista Francês nas eleições de 2017.

Nathalie de Oliveira é ainda Comissária Nacional do Partido Socialista Português e autora de contribuições políticas, para a Fundação nacional francesa Jean Jaurès. É autora de crónicas políticas e literárias do LusoJornal. Publicou artigos sobre uma introdução francesa à poesia de Manuel Alegre e sobre Santo António, na revista ‘Vitanova’.
No encontro de Braga vai abordar a situação política em França, com destaque para o fenómeno Macron, a Frente Nacional e a regeneração do Partido Socialista Francês.

Ricardo Freitas foi Director Comercial em diversas empresas -tecnológicas e é representante de uma marca Sueca de software para Bancos Centrais para o mercado da América Latina. É consultor de estratégia e Mentor numa start-up tecnológica em Barcelona. Ricardo Freitas vai analisar o resultado das eleições para o Parlamento Catalão e a questão da independência da Catalunha.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.