Correio do Minho

Braga,

- +
Ciclo do Conhecimento promove ‘saber fazer’ na Quinta Pedagógica
As melodias do amor ecoaram no concerto da Escola de Música da Vila de Prado

Ciclo do Conhecimento promove ‘saber fazer’ na Quinta Pedagógica

UMinho vence “Jogo das Estrelas” 2020

Ciclo do Conhecimento promove ‘saber fazer’ na Quinta Pedagógica

Braga

2019-12-05 às 08h01

Redacção Redacção

O Município de Braga desenvolve o projecto ‘Ciclo do Conhecimento’ na Quinta Pedagógica - uma iniciativa que tem como principal objectivo dar uma resposta socioeducativa e combater a solidão.

O Município de Braga desenvolve, no âmbito do projecto ‘Ciclo do Conhecimento’, sessões semanais sobre História e histórias de Braga. A par de outras actividades, estas sessões constituem uma resposta socioeducativa, promovendo o convívio em detrimento da solidão, e o bem-estar mental da população sénior.
A partir da promoção de uma série de actividades relacionadas com a valorização e promoção do património e identidade, os participantes que integram o programa encaram melhor os processos de mudança inerentes ao envelhecimento, tornando-se mais activos por via do desenvolvimento de actividades socialmente úteis e fortemente identificadas com a sua trajectória pessoal e profissional, permitindo-lhes partilhar experiências, afirmar os seus talentos ou competências e intensificar e diversificar os seus relacionamentos.

Numa panóplia de visitas pelo património e espaços culturais que a cidade oferece, a ida à Quinta Pedagógica, com o intento de aprenderem a receita de um dos doces mais típicos de Braga (Fidalguinhos), permitiu ao grupo de 100 participantes o contacto prático com um dos elementos gastronómicos pertencentes à identidade bracarense e que lhes é tão familiar.
Para além da transmissão de conhecimento teórico, este projecto tem como principal tarefa dar a conhecer a arte do saber fazer permitindo a interacção do público com os objectos tradicionais que estão tão perto, mas, por vezes tão longe. A Quinta Pedagógica como equipamento focado na educação está aliada à qualidade de vida e à inclusão. Com esta visita, pretendeu-se focar o processo socioeducativo na promoção da inclusão e inserção no meio social e cultural.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.