Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Ciclo de formações SASUM termina com balanço positivo
Nasceram 1329 bebés no primeiro trimestre

Ciclo de formações SASUM termina com balanço positivo

Nova residência autónoma recebe cinco utentes em Maio

Ciclo de formações SASUM termina com balanço positivo

Ensino

2021-04-08 às 15h15

Redacção Redacção

71 trabalhadores concluíram o programa com sucesso.

Após seis semanas, chegou ao fim o ciclo de formações transversais promovidas pelos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), para os trabalhadores que exercem funções incompatíveis com o regime de teletrabalho. As sessões terminaram ontem, dia 7 de abril, com um balanço muito positivo da parte dos trabalhadores e da organização.

Decorrido entre 25 de fevereiro e 7 de abril, o programa de ações de formação transversais teve como objetivo proporcionar aos trabalhadores uma aprendizagem abrangente e diversificada, aproveitando a suspensão das atividades letivas e de avaliação presenciais em toda a Universidade, motivada pela pandemia de COVID-19, e a consequente redução da atividade de prestação de serviços dos SASUM. A iniciativa pretendeu assim, como afirmou o Administrador dos SASUM, António Paisana, “reforçar as competências profissionais dos trabalhadores e contribuir para a sua valorização pessoal e estabilidade emocional, bem como para um quadro motivacional elevado”.

Foram 71 trabalhadores, 29 dias, 220 horas de formação em dois turnos, 5 sessões de valorização pessoal através da colaboração de docentes da Escola de Medicina e do Instituto de Educação da Universidade do Minho, e 3 ações de formação ministradas à distância pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e 4 ações dirigidas aos trabalhadores do Departamento de Desporto e Cultura.

“Esta foi uma ação diferente de todas as que tiveram. Procuramos fazer diferente”, disse António Paisana na sessão de encerramento, dado que o intuito não foi apenas dotar os trabalhadores de competências necessárias para exercerem as suas funções, mas também de conhecimentos e aprendizagens que podem ser uma mais-valia na sua vida pessoal. Salientando a exigência do programa, o Administrador dos SASUM realçou o comprometimento, a participação e a vontade de aprender demonstrada pelos trabalhadores, afirmando que “o sucesso da iniciativa é vosso”.

Da parte dos trabalhadores, a valorização pessoal e profissional, as aprendizagens novas e a reciclagem de conhecimentos, o enriquecimento curricular, o facto de se manterem ativos e a interação com os colegas foram as mais-valias destacadas do programa de ações de formação. “Foi muito bom. Aprendemos, valorizámo-nos, adquirimos e aprofundamos conceitos. Foi uma excelente iniciativa, uma vez que devido às nossas funções estaríamos parados, sem fazer nada”, referiu António Ferreira, responsável do bar do CPI em Gualtar. Já Miguel Sá, trabalhador no bar 4, também em Gualtar, sublinhou a época “especial que vivemos”, assinalando que as formações foram uma “excelente oportunidade para aprender e passar o tempo”. De Azurém, Bertina Leite, responsável pelo bar do Auditório, salientou a dificuldade inicial das formações online, apontando que futuramente “poderão ser uma mais-valia, visto que abrem a oportunidade de outras formações poderem abranger mais trabalhadores em simultâneo. Foi muito interessante”, disse. Já Sílvia Freitas, trabalhadora da cantina de Azurém, frisou que “foi muito bom poder estar ativa e adquirir conhecimentos. Aprendemos muito” assegurou.

Segundo a responsável pelo programa de ações de formação, Susana Silva, o projeto não termina aqui, “serão para continuar e manter este tipo de ações, quer online, quer presencial”, garantindo que já estão a ser tomadas diligências nesse sentido. “O objetivo é que os trabalhadores dos SASUM continuem a melhorar as suas competências”, disse.

Durante estas semanas, nas pausas da manhã e da tarde, foram facultadas aulas de ginástica laboral a todos os formandos, estimulando-se a prática de atividade física e comportamentos saudáveis.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho