Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Certificação do bordado de crivo de S. Miguel da Carreira entra na etapa final
Famalicão volta a prestar tributo a José de Azevedo e Menezes

Certificação do bordado de crivo de S. Miguel da Carreira entra na etapa final

‘Sexta 13’ apoteótica em Montalegre

Certificação do bordado de crivo de S. Miguel da Carreira entra na etapa final

2019-05-16 às 17h17

Redacção Redacção

Município de Barcelos promoveu sessão de esclarecimento para os artesãos

O processo de certificação do bordado de crivo de S. Miguel da Carreira vai entrar na etapa final, que consiste nas visitas técnicas às unidades de produção para verificar o cumprimento do caderno de especificações.
Nesse âmbito, com o objetivo de elucidar os artesãos interessados em aderir à certificação do bordado de crivo, a Câmara de Barcelos e a União de Freguesias de Carreira e Fonte Coberta promoveram, na terça-feira, 14 de maio, uma sessão de esclarecimento, na Junta de Freguesia de Carreira.
O Vereador do Artesanato, José Beleza, realçou a “aposta do Município no bordado de crivo de S. Miguel da Carreira”, notando que “a certificação é um processo que dá uma garantia de qualidade do produto”.
Agradecendo “a todos os que participam neste processo”, o Vereador do Artesanato considera que, “para Barcelos, é um orgulho haver gente que, com muita dedicação, mantém esta tradição”, desejando que “o processo de certificação venha dar mais motivação na comunidade para continuar a dar valor ao que é nosso”.
Rui Faria, Presidente da União de Freguesias de Carreira e Fonte Coberta, agradeceu “à Câmara Municipal todo o trabalho desenvolvido neste processo e aos artesãos envolvidos”. O autarca local espera que a certificação sirva para “exponenciar o bordado de crivo de S. Miguel da Carreira”.
A sessão contou, ainda, com as intervenções de Fernando Gaspar, representante do CEARTE - Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, Teresa Costa e Graça Ramos, respetivamente diretora executiva e agente de controlo da ADERE - Certifica, organismo de certificação responsável pelo processo.
Os oradores explicaram os procedimentos que os artesãos terão agora que seguir para certificarem a sua produção, nomeadamente como se processarão as visitas técnicas e a documentação necessária para fazer o pedido de adesão.
O Bordado de Crivo de S. Miguel da Carreira já está inscrito no Registo Nacional de Produções Certificadas desde 29 de junho do ano passado, após a aprovação do caderno de especificações.
No passado dia 23 de janeiro, o Município e a ADERE – Certifica assinaram um acordo de colaboração para a concessão da certificação do bordado de crivo de S. Miguel da Carreira, tornando-se Barcelos o primeiro concelho do país com três produções artesanais certificadas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.