Correio do Minho

Braga,

- +
CERCI Braga faz ‘Caminhada Solidária’ para concretizar obra do lar residencial
Município de Vila Verde distinguido por promoção de desporto com idosos

CERCI Braga faz ‘Caminhada Solidária’ para concretizar obra do lar residencial

Dois jovens morrem em despiste de automóvel em Moledo

CERCI Braga faz ‘Caminhada Solidária’ para concretizar obra do lar residencial

Braga

2025-05-16 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Campanha Pirilampo Mágico decorre até 1 de Junho. A 31 de Maio, a CERCI?Braga realiza mais uma ‘Caminhada Solidária’. Receita a angariar vai ajudar a erguer lar residencial para pessoas com deficiência.

Citação

A CERCI Braga - Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos realiza dia 31 de Maio, na Avenida Central, a Caminhada Mágica 25, evento incluído na campanha Pirilampo Mágico, cuja receita visa sustentar projectos que a instituição tem em perspectiva de concretizar, nomeadamente um lar residencial para pessoas com deficiência.
Ontem, na apresentação da XI Caminhada Mágica, a presidente da CERCI Braga, Vera Vaz, destacou que o lar residencial, com capacidade para 30 utentes, é o grande desafio que esta instituição de solidariedade social tem nesta altura, constituindo a receita a angariar com a venda do Pirilampo Mágico e as inscrições da Caminhada Mágica um contributo para um projecto orçado em mais de três milhões de euros, que aguarda por finan-ciamento público ao abrigo do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).
A presidente da CERCI Braga sublinhou a carência que existe no concelho ao nível das estruturas residenciais para pessoas com deficiência, que não chegam a 80 vagas, enquanto que um concelho de menor dimensão como Póvoa de Lanhoso dispõe de 86 camas.
Enquanto aguarda pela abertura de avisos de candidatura no âmbito do PARES, a CERCI Braga está a negociar a aquisição do terreno para a implantação do lar, numa freguesia próxima da cidade de Braga.
Vera Vaz referiu também o propósito de “estruturar uma resposta de apoio domiciliário especializado” para pessoas com deficiência.
A Caminhada Mágica de 31 de Maio será o culminar da Campanha Pirilampo Mágico, que arrancou a 9 de Maio e encerra a 1 de Junho.
Com o apoio de várias empresas e do Município de Braga, a Caminhada Mágica decorrerá a partir das 20 horas, podendo ser feitas já as inscrições com um custo de cinco euros.
A campanha Pirilampo Mágico de 2024 rendeu à CERCI Braga 26 mil euros.
Na apresentação da Caminhada Solidária, o vereador da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, enfatizou “o apoio do Município a esta causa” e a relevância dos desafios da CERCI, nomeadamente o de criar um lar residencial para pessoas idosas, dada a carência desta resposta social no concelho.
Maria Teresa Soares, gestora de restaurantes Macdonal’s em Braga, justificou a adesão à campa Pirilampo Mágico, mas também a integração de pessoas com necessidades especiais na empresa, como o é caso de Augusto, a trabalhar na unidade de Maximinos desta cadeia alimentar há seis anos.
A viver com mãe idosa, Augusto é, segundo a presidente da CERCI Braga, um dos potenciais candidatos a usufruir do futuro lar residencial.
As empresas Torrestir, Sodigás, Idryl e Cachapuz são outras que a assumem a responsabilidade social de apoiar a Caminhada Mágica e a actividade regular da CERCI Braga.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho