Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Centurium está de regresso com mais de dois mil participantes
Eleições: Contagem dos votos dos emigrantes arrancou a cargo de 700 cidadãos

Centurium está de regresso com mais de dois mil participantes

Recorde de golos difícil mas possível

Centurium está de regresso com mais de dois mil participantes

As Nossas Escolas

2022-05-16 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Final do Centurium MMXXII - XIII Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro realiza-se na quinta-feira, dia 19, no Altice Forum Braga. Evento está de regresso ao formato presencial.

Citação

De regresso ao formato presencial, a grande final inter-escolas do Município de Braga do Centurium MMXXII - XIII Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro, vai disputar-se no próximo dia 19, quinta-feira, no Altice Forum Braga.
O Centurium MMXXII , que integra a programação oficial da Braga Romana, mobilizou nesta edição de 2022 mais de dois mil participantes.
As escolas são o segmento que mobiliza mais participantes, registando o envolvimento de mais de trinta estabelecimentos de ensino. É, no entanto, de salientar o aumento significativo das famílias que neste ano regista uma participação recorde: 700 famílias.
A final Inter-Escolas conta com a Escola Profissional de Braga (EPB) como parceiro de operacionalização. São os alunos da EPB que vão fazer a arbitragem dos jogos (Moinho, Soldado e Seega), assim como também foram os alunos da Multimédia e de Design da EPB que realizaram a imagem gráfica do evento e vão realizar a transmissão, em live stream, do evento.


O Torneio das Famílias também marca presença na Braga Romana nos dias 25, 26, 27 e 28 de Maio.
O Centurium MMXXII contempla ainda os segmentos Incluir + e Inclusat, que evidenciam a dimensão inclusiva deste projecto. Está igualmente contemplado o segmento que resulta da parceria com a ANEIS e um outro dedicado à formação/capacitação de professores.
“A novidade deste ano é o segmento Centurium Inclusat que terá três dimensões diferenciadas. Esta é a prova que o Centurium MMXXII vem consolidar o papel da inclusão no programa educativo”, sublinha o mentor do Centurium, Paulo Morais.
O segmento Centurium Inclusat “tem cada vez mais importância no programa educativo dada as características dos cidadãos com necessidades específicas das instituições e das associações que trabalham de mãos dadas com o Centurium”, acrescenta.

A final do Centurium Inclusat vai estar dividida em três segmentos e em cima da mesa é o Jogo Moinho que vai reinar. “Vamos ter a dimensão Inclusat, integrada na final inter-escolas do Centurium, no dia 19, direccionada para os alunos com autonomia e capacidade de participar sem acompanhante”, anun- cia Paulo Morais.
Depois irá seguir-se o segmento Incluir +, em parceria com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, que será dividido em duas dimensões e que se realizam no dia 26 de Maio.
Para a manhã do dia 26 está marcado o torneio dedicado aos alunos cegos. O torneio, também integrado na Braga Romana, realiza-se na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, e tem a designação de Prémio Professor Leonardo Silva, que dinamiza a partir do Agrupamento de Escolas de Maximinos, agrupamento referência para alunos cegos e de baixa visão, o programa educativo.
Já da parte da tarde, o torneio é dedicado ao Centurium in PC para os alunos com paralisia cerebral e também se realiza na BLCS.

Inclusat consolida-se no Desporto Escolar

O Centurium Inclusat está marcado este ano lectivo pela “novidade, inovação e a ampliação das práticas”. Exemplo disso é a também implementação do programa educativo no Desporto Escolar
Assim, neste ano lectivo, o Inclusat está marcado pela “novidade, inovação e a ampliação das práticas”. Exemplo disso é a também implementação do programa educativo no Desporto Escolar. “O Centurium Inclusat está a consolidar-se no Desporto Escolar, nomeadamente, no Desporto Escolar Adaptado, onde tem sido aplicado com muito sucesso em várias práticas de torneios e concursos”, explica Paulo Morais, assumindo que o Centurium “é visto como uma resposta válida pelos técnicos e responsáveis das instituições que trabalham com pessoas com necessidades específicas, estando a ser validada como uma oferta para este público”.
A implementação da Academia Social Centurium resulta do trabalho com várias instituições da cidade, nomeadamente o Human Power Hub, o Município de Braga/Pelouro da Coesão Social, o Museu D. Diogo de Sousa, o Instituto das Comunidades Educativas e a BLCS. “Inserido na Academia Social, o Centurium Inclusat é o denominador comum onde se interceptam a missão destas várias instituições”, defende o mentor do programa.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho