Uma cambalhota para o adeus
2022-01-23 às 08h03
Escola Básica 2,3 Frei Caetano Brandão, do Agrupamento de Escolas de Maximinos, continua a trabalhar no programa educativo.
O trabalho realizado durante o ano lectivo passado vai continuar pelas mãos da professora e directora de turma Helena Fernandes, que vai contar com a colaboração dos alunos que já aprenderam os jogos para dinamizar o Clube Centurium.
Foi no Agrupamento de Escolas de Maximinos onde tudo começou e, no ano lectivo passado, o Centurium regressou às origens, mas já em formato de programa educativo.
O sucesso do trabalho realizado junto dos alunos dita a continuidade este ano. Na Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão, que integra o agrupamento, o Clube Centurium já está a mobilizar os alunos.
Helena Fernandes, professora de Educação Visual e Educação Tecnológica, deu os primeiros passos no Centurium no ano lectivo passado e ficou rendida. “Apaixonada” por jogos de tabuleiro, a também directora de turma não hesitou quando surgiu a oportunidade de fazer a formação/capacitação de professores no âmbito do programa educativo.
“Jogámos online, participámos no torneio e criámos tabuleiros para o concurso do Melhor Tabuleiro”, lembra a professora, que incentivou os alunos, na altura no 6º ano, a participar.
“Jogávamos fora de horas e até fiz um padlet, onde reuni toda a informação relativa ao trabalho realizado no âmbito do Centurium”, conta.
Os jovens alunos que agora frequentam o 7.º ano vão dinamizar algumas actividades no âmbito do Clube Centurium, preparando assim outros estudantes a participar no Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro, marcado para o próximo mês de maio.
“Já tivemos a oportunidade de divulgar o Centurium junto da comunidade educativa no Dia do Desporto Escolar, onde os alunos, que no ano passado estiveram envolvidos, ensinaram novos alunos a jogar”, destaca a professora de Educação Visual e EducaçãoTecnológica.
Com a formação e capacitação do Centurium, Helena Fernandes vai dedicar parte das terças-feiras de manhã a dinamizar o Clube Centurium com a colaboração dos alunos que ensinou no ano passado.
“Jogar, ensinar a jogar, orientar os novos jogadores e motivar novos elementos a integrar a nossa Legião são os nossos objectivos”, explica a professora, esperando preparar alunos para participar no próximo Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro.
A estratégia está delineada e Helena Fernandes conta ainda, na direcção de turma, com a colaboração de uma professora que está a coadjuvar uma aluna cega.
“Durante parte das minhas aulas também vou ensinar os meus alunos a jogarem e a professora já está animada com a ideia de construir um tabuleiro para os alunos cegos ou com baixa visão”, avança.
As mais-valias do programa educativo “são muitas” e a professora quer continuar a incentivar os alunos a jogarem.
“O Centurium acaba por permitir desenvolver muitas competências desde a concentração, a capacidade de raciocínio, a estratégia, a criatividade e também o fomento das relações interpessoais”, defende Helena Fernandes, evidenciando ainda a dedicação e entusiasmo dos alunos com o programa educativo.
13 Outubro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário