Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Centurium chegará a mais crianças e jovens
Senhor dos Passos encontra Maria na Grandiosa Procissão de Crespos

Centurium chegará a mais crianças e jovens

‘Março com Sabores do Mar’ com exposição em Esposende

Centurium chegará  a mais crianças e jovens

As Nossas Escolas

2022-01-23 às 08h03

Redacção Redacção

Escola Básica 2,3 Frei Caetano Brandão, do Agrupamento de Escolas de Maximinos, continua a trabalhar no programa educativo.

Citação

O trabalho realizado durante o ano lectivo passado vai continuar pelas mãos da professora e directora de turma Helena Fernandes, que vai contar com a colaboração dos alunos que já aprenderam os jogos para dinamizar o Clube Centurium.
Foi no Agrupamento de Escolas de Maximinos onde tudo começou e, no ano lectivo passado, o Centurium regressou às origens, mas já em formato de programa educativo.
O sucesso do trabalho realizado junto dos alunos dita a continuidade este ano. Na Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão, que integra o agrupamento, o Clube Centurium já está a mobilizar os alunos.

Helena Fernandes, professora de Educação Visual e Educação Tecnológica, deu os primeiros passos no Centurium no ano lectivo passado e ficou rendida. “Apaixonada” por jogos de tabuleiro, a também directora de turma não hesitou quando surgiu a oportunidade de fazer a formação/capacitação de professores no âmbito do programa educativo.
“Jogámos online, participámos no torneio e criámos tabuleiros para o concurso do Melhor Tabuleiro”, lembra a professora, que incentivou os alunos, na altura no 6º ano, a participar.
“Jogávamos fora de horas e até fiz um padlet, onde reuni toda a informação relativa ao trabalho realizado no âmbito do Centurium”, conta.
Os jovens alunos que agora frequentam o 7.º ano vão dinamizar algumas actividades no âmbito do Clube Centurium, preparando assim outros estudantes a participar no Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro, marcado para o próximo mês de maio.

“Já tivemos a oportunidade de divulgar o Centurium junto da comunidade educativa no Dia do Desporto Escolar, onde os alunos, que no ano passado estiveram envolvidos, ensinaram novos alunos a jogar”, destaca a professora de Educação Visual e EducaçãoTecnológica.
Com a formação e capacitação do Centurium, Helena Fernandes vai dedicar parte das terças-feiras de manhã a dinamizar o Clube Centurium com a colaboração dos alunos que ensinou no ano passado.
“Jogar, ensinar a jogar, orientar os novos jogadores e motivar novos elementos a integrar a nossa Legião são os nossos objectivos”, explica a professora, esperando preparar alunos para participar no próximo Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro.

A estratégia está delineada e Helena Fernandes conta ainda, na direcção de turma, com a colaboração de uma professora que está a coadjuvar uma aluna cega.
“Durante parte das minhas aulas também vou ensinar os meus alunos a jogarem e a professora já está animada com a ideia de construir um tabuleiro para os alunos cegos ou com baixa visão”, avança.
As mais-valias do programa educativo “são muitas” e a professora quer continuar a incentivar os alunos a jogarem.
“O Centurium acaba por permitir desenvolver muitas competências desde a concentração, a capacidade de raciocínio, a estratégia, a criatividade e também o fomento das relações interpessoais”, defende Helena Fernandes, evidenciando ainda a dedicação e entusiasmo dos alunos com o programa educativo.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho