Área de Paisagem Protegida foi reforçada com nova plantação
2012-11-22 às 06h00
O desemprego no distrito de Braga continua a bater recordes. No final de Outubro estavam inscritas 65 467 pessoas nos centros de emprego. Nos concelhos de Braga e Barcelos o desemprego agravou-se, ao contrário de Famalicão e Guimarães.
No final de Outubro, 65 467 desempregados do distrito de Braga estavam inscritos nos centros de emprego. O último relatório mensal do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) estabelece novo recorde do desemprego registado. Em Setembro havia 64 888 inscritos.
O concelho de Braga tem inscritos 14 555 desempregados, mais 207 do que no mês de Setembro. Inversa foi a evolução do mercado de trabalho no concelho de Guimarães que, embora pouco, vê reduzido o número de homens e mulheres inscritos no centro de emprego: 14 188 em Setembro, 14 119 em Outubro.
O centro de emprego de Famalicão teve também uma diminuição de desempregados inscritos, que são agora 10 501 contra 10 757 no final do mês de Setembro. Barcelos, por seu lado, assistiu ao aumento do número de desempregados, que são agora 7 349, contra 7 134 no final do mês de Setembro. Nos restantes concelhos do distrito de Braga, assistiu-se a um agravamento do desemprego registado, com excepção de Vizela, que passou de 2 040 para 2 037 desempregados, e Vieira do Minho que, curiosamente, manteve o mesmo número de desempregados inscritos: 946.
Desemprego ‘superior’
A análise do relatório mensal do IEFP permite constatar a existência, no distrito de Braga, de 8 156 desempregados com habilitação superior. Só no concelho de Braga são 2 574 os desempregados com diploma universitário ou politécnico, a que se somam 1 454 residentes no concelho de Guimarães com as mesmas habilitações literárias. Curiosamente, em comparação com o mês de Setembro, o número de desempregados com habilitação superior baixou nos dois maiores concelhos do distrito. Em Setembro, os desempregados com ‘canudo’ eram 2 717 no concelho de Braga e 1 507 em Guimarães. A redução pode ser explicada com o movimento de colocação de professores no arranque de mais um ano lectivo.
No final do mês de Outubro, estavam contabilizados nos centros de emprego do continente e regiões autónomas 695 000 desempregados. Os centros de emprego do distrito de Braga registavam, à mesma data, 9,4 % do total.
O número de desempregados registados em todo o país aumentou 1,7% em relação a Setembro. No distrito de Braga, a subida percentual foi de 0,9 pontos percentuais.
05 Fevereiro 2023
Romance e tradições vilaverdenses em grande destaque em São Vicente
05 Fevereiro 2023
Restauração, alojamento e comércio com “retoma acentuada” em 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário