Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Centro Social de Sobreposta cria centro de respostas integradas
Cónegos madrugadores levam a vitória

Centro Social de Sobreposta cria centro de respostas integradas

Fim-de-Semana Gastronómico de Viana do Castelo de 22 a 24 de Março

Centro Social de Sobreposta cria centro de respostas integradas

Braga

2022-05-20 às 12h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Sensorialmente é um serviço inovador que o Centro Social Paroquial de Sobreposta abriu ontem à comunidade, no dia que a instituição celebrou o 30.º aniversário.

Citação

O Centro Social Paroquial de Sobreposta assinalou ontem o seu 30.º aniversário com a abertura oficial do centro de cuidados integrados ‘SensorialMente’ e o lançamento das marcas ‘Cognisense’ e ‘Sabores de Sobreposta’.
Com respostas ao nível clínico, de consultoria e de relaxamento, o ‘SensorialMente’ proporciona à comunidade serviços que uma equipa multidisciplinar dirigida pela médica Ana Catarina Meireles já oferece aos utentes do Centro Social Paroquial de Sobreposta, desde nutrição e psicologia clínica, psicomotricidade e terapia da fala, passando por análise comportametal e apoio socio-familiar e ocupacional e gerontolongia, mas também por massagens terapêuticas e de relaxamento e musicoterapia.
O centro de cuidados integrados, que dispõe de uma sala de estimulação snoezelen, tem estas e outras ofertas, funcionando por marcação de segunda a sexta-feira e aos sábados de manhã.
A directora clínica da estrutura já licenciada pela Entidade Reguladora da Saúde adiantou este “centro de cuidados multidisciplinares visa responder à nova demando do bem estar mental”, sendo inovador “porque reúne várias formas de intervenção” direccionadas não só ao nível geriátrico, “mas a todas as idades”.
Daniela Oliveira, a directora técnica do Centro Social Paroquial de Sobreposta, recordou ontem que o projecto ‘Senso-rialMente’ nasceu em 2018, no âmbito de uma iniciativa da Câmara Municipal de Braga de incentivo ao empreendedorismo social.
Pensado inicialmente como iniciativa de promoção da saúde mental junto da população adulta, o projecto alargou o seu âmbito de intervenção a todas as faixas etárias.
Em 2019, o Centro Social Paroquial de Sobreposta arrancou com o ‘CogniSense’, conjunto de jogos de estimulação cognitiva e sensorial, pensados para cuidadores formais e informais e para contexto terapêutico e de treino, e que deram origem a uma marca registada que a instituição apresentou ontem formalmente.
‘Sabores de Sobreposta’ é a marca de outro projecto do Centro Social Paroquial de Sobreposta pensado como contributo para a sustentabilidade da instituição.
Com o apoio da Associação das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), que possibilitou a modernização da cozinha do Centro Social, este projecto tem vindo a implantar-se na comunidade através de fornecimento de refeições, compotas e pastelaria.
Daniela Oliveira projecta a possibilidade de acordos com unidades hoteleiras e de restauração para o fornecimento de sobremesas, de modo que o projecto ‘Sabores de Sobreposta’ se afirme como “uma fonte de receita permanente”, complementar dos apoios regulares que esta instituição particular de solidariedade social recebe do Estado através dos acordos com a Segurança Social.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho