Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Centro Escolar da Naia: Quando a união faz mesmo a força
“Filhos do Neiva, Encontros Fotográficos das Neves”: Agnès Varda em exposição no Fórum Cultural das Neves

Centro Escolar da Naia: Quando a união faz mesmo a força

Viana do Castelo: Câmara oferece duas bicicletas para patrulha urbana da PSP

Centro Escolar da Naia: Quando a união faz mesmo a força

Ensino

2023-05-21 às 06h00

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

Associação de Pais do Centro Escolar da Naia promoveu Dia do Voluntariado para pin-tar o interior da escola.

Citação

É o exemplo claro da velha máxima - a união faz a força. A Associação de Pais da Naia colocou mãos à obra e lançou o desafio a toda a comunidade do Centro Escolar da Naia, em Ferreiros: pintar o interior da escola. Para tal, organizou o Dia do Voluntariado, iniciativa que juntou, ontem, cerca de 40 pessoas, entre pais, professores e funcionários, num dia dedicado a renovar as sete salas de aulas, hall de entrada, corredores, cantina e refeitório.
“Tivemos cá uma visita da câmara, que nos tem ajudado bastante em alguns problemas estruturais da escola, nomeada- mente o arranjo do parque e do campo de futebol que vai ser feito agora e está a estudar uma solução para uma corrente de ar que temos aqui naquele que é o único espaço coberto para as crianças. E achamos que nós pais também podíamos ajudar e contribuir, portanto foi lançado o alerta e a ideia no grupo dos pais no WhatsApp e depois os pais começaram a responder positivamente”, explicou Raquel Rodrigues, presidente da Associação de Pais da Naia, dando conta de que esta é a “primeira iniciativa deste género” promovida pelo grupo.
“Está envolvida toda a comunidade e a ideia é que fique tudo pronto hoje [ontem] para que os meninos cheguem na segunda- -feira e sejam surpreendidos. A escola não estava muito má, mas tem muitas marcas dos trabalhos e da sujidade dos meninos. O espaço vai ficar mais limpinho e mais fresquinho. O objectivo é dar um dia-a-dia melhor a todos, desde os meninos, funcionários e professores”, frisou.
A cumprir o primeiro ano como presidente da Associação de Pais, Raquel Rodrigues contou que a ideia surgiu em Março e foi materializada depois com o “apoio das tintas Robbialac e do Leroy Merlin”.
“A Robbialac muito rapidamente respondeu-nos a oferecer todas as tintas, foi feito um cálculo de 700 metros quadrados a dar duas mãos e foram oferecidas sete latas. Já o Leroy Merlin ofereceu tudo o que é fita de isolamento, pincéis, rolos e colas e cedeu uma placa para melhorar a cantina”, revelou Priscila Bravo, do Leroy Merlin de Braga e mãe também de um aluno do 3.º ano.
“Fica tudo pronto hoje, a união faz a força e estamos no bom caminho. Estabelecemos equipas, ontem [sexta-feira] estive cá a passar a massa e a fazer o isolamento com outra mãe e hoje [ontem] estamos divididos em cinco equipas”, sublinhou.
Entre os voluntários, a educadora Lucília Rocha enalteceu a ideia, “que diz ter sido “bem acolhida” por todos: “realmente a escola estava a necessitar de uma mão, de uma pintura e os professores estão cá todos a colaborar. Esta iniciativa é muito positiva, porque envolve toda a comunidade educativa. É a primeira vez que nos juntamos para uma iniciativa deste género. A ideia é que os meninos encontrem uma escola diferente e melhor, realmente as paredes estavam muito estragadas até pela colocação dos trabalhos e materiais deles”.
Mafalda Guimarães, coordenadora do Centro Escolar da Naia, elogiou a iniciativa da Associação de Pais sobretudo, porque “esta escola é a nossa segunda família”.
“Pedimos autorização à câmara através da direcção do agrupamento à vereadora da Educação, que achou ser uma iniciativa de louvar. Já intervencionaram a parte do parque e estamos à espera que façam uma intervenção no campo de futebol e pequenas obras que vão sendo precisas, quer pela câmara, quer pela junta de freguesia. Somos todos auto-didactas e nestas coisas temos mesmo que ser para as coisas aparecerem feitas, porque se estamos à espera do município já sabemos que demora”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho