Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Centro Clínico Académico de Braga reforça liderança na realização de ensaios clínicos em Portugal
Autarquia quer afirmar concelho através da Maria da Fonte

Centro Clínico Académico de Braga reforça liderança na realização de ensaios clínicos em Portugal

Bombeiros famalicenses com mais capacidade de resposta

Centro Clínico Académico de Braga reforça liderança na realização de ensaios clínicos em Portugal

Braga

2022-01-27 às 06h00

Redacção Redacção

O Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga), uma parceria entre a Escola de Medicina da Universidade do Minho e o Hospital de Braga, reforçou a liderança na realização de ensaios clínicos em Portugal, depois de ter realizado mais de um terço dos ensaios em território nacional. A percentagem é particularmente elevada nos ensaios clínicos mais avançados, de fase III e IV, onde mais de metade foram realizados na cidade minhota.

Citação

O Centro Clínico Académico de Braga, sediado no Hospital de Braga, realizou, assim, no primeiro semestre de 2021, e de acordo com os dados disponibilizados pelo INFARMED, mais de 38,75% dos ensaios clínicos em Portugal. Dos 247 estudos clínicos que decorreram no ano de 2021, 107 são ensaios clínicos e os restantes 140 são estudos clínicos observacionais e estudos clínicos com dispositivos médicos.
Ainda durante este mesmo período, foram realizadas mais de 1800 consultas presenciais em diferentes áreas terapêuticas. Além das consultas realizadas, os participantes em ensaios clínicos e outros estudos clínicos no 2CA cresceram cerca de 50% com mais de 750 participantes envolvidos nos estudos clínicos.

Analisando os resultados, Nuno Sousa, director do 2CA-Braga afirmou que "mostram a importância de investir nas nossas estruturas de saúde e na articulação entre a academia, a ciência e a clínica para continuar a melhorar os nossos cuidados de saúde". O também presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho defendeu, ainda, que "o 2CA-Braga é um pilar dos cuidados de saúde e uma peça determinante para o futuro das práticas médicas”.
Por sua vez, João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, salientou também os resultados da actividade do 2CA como uma referência nacional e internacional área da investigação em saúde, reiterando que "o Hospital de Braga mantém-se activo e cooperante com todos os projectos para assim continuar a contribuir para a melhoria contínua da saúde da população".

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho