Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Centro CEREBRO é pioneiro na aplicação clínica de neurorreabilitação robótica
Centurium com mais e melhor qualidade de jogo

Centro CEREBRO é pioneiro na aplicação clínica de neurorreabilitação robótica

Freguesia celebra Dia do Movimento Associativo

Centro CEREBRO é pioneiro na aplicação clínica de neurorreabilitação robótica

Economia

2022-01-16 às 08h00

Redacção Redacção

Novo equipamento permite oferecer tratamento ainda mais especializado, objectivo e orientado por dados concretos, baseados na evidência científica.

Citação

Centro CEREBRO, em Braga, é a primeira e única clínica a nível ibérico a utilizar o equipamento mais avançado de neurorreabilitação robótica e terapia ortopédica.
O início de 2022 assinala assim mais um marco na história do Centro CEREBRO enquanto clínica especializada em neurociências e neurorreabilitação.
O Luna EMG é um robot de reabilitação neurológica destinado a terapia física e ocupacional de distúrbios neurológicos, especificamente acidente vascular cerebral, lesões na medula espinhal e distúrbios neurodegenerativos. Baseado em princípios de neurociências e neuroplasticidade, este equipamento detecta a actividade nervosa e muscular e activa o movimento do braço robótico dando apenas a assistência necessária para o movimento acontecer. Tal significa que os motores do robot produzem a força e movimento necessários para cada paciente e de acordo com as necessidades individualmente identificadas: nem mais, nem menos. Assim, o paciente consegue realizar um treino activo e funcional e tarefas de movimento real, nomeadamente de recuperação do movimento de braço e pernas, mesmo em casos graves.
De acordo com o neuropsicólogo Jorge Alves, director do Centro CEREBRO, “o comando para o movimento é dado pelo sistema nervoso do paciente sendo que, desta forma, o movimento é iniciado pelo paciente e o robot apenas apoia o mesmo com a força adequada. Assim, estão garantidas condições importantes para a reabilitação: o paciente realiza movimento real, que é iniciado por si, o que permite activar os mecanismos de recuperação baseados em neuroplasticidade (capacidade do cérebro e restante sistema nervoso para adaptação às exigências do treino)”.
Algumas das principais vantagens da utilização deste equipamento incluem o aumento da força muscular e da amplitude de movimento assim como da coordenação. Neste sentido, este é um robot especialmente útil na reabilitação e tratamento de pacientes vítimas de Acidentes Vasculares Cerebrais, Lesões da Medula Espinhal Incompletas, Paralisia Cerebral, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, Distrofia Muscular, Parkinson e outras Doenças do Movimento, bem como Pavimento Pélvico (incontinência), Fraturas Ósseas e Recuperação Pós-Cirúrgica.
De notar que o Luna EMG pode ser utilizado em crianças, jovens, adultos e seniores, tanto para treino activo como para treino passivo, e em todas as fases do processo de recuperação.
Com recurso a esta tecnologia, o Centro CEREBRO poderá fornecer aos seus pacientes tratamento ainda mais especializado, objectivo e orientado por dados concretos, baseados na evidência científica.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho