Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
CeNTI oferece viseiras a instituições sociais para protecção individual
Câmara Municipal de Ponte de Lima Aprova a Empreitada de “Requalificação do Largo de Freixo” pelo valor de 345.000,00€

CeNTI oferece viseiras a instituições sociais para protecção individual

Fundação Gil Eannes recebe prémio Identitas Mare 2020

CeNTI oferece viseiras a instituições sociais para protecção individual

Vale do Ave

2020-08-12 às 14h44

Redacção Redacção

Combater a propagação do novo coronavírus e promover a sustentabilidade ambiental são os principais objectivos do CeNTI e da LIPOR, juntos no projecto ReShape IT.

O Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI) ofereceu viseiras para protecção individuala instituições sociais e escolares da região Norte, numa iniciativa que contou com a parti- cipação de alunos de várias escolas, que recolheram e seleccionaram garrafas e tampinhas de plástico já usadas.
Com esse material foram produzidos filamentos ecológicos para utilização, por impressão 3D, no desenvolvimento de novos produtos, entre eles suportes para a produção de viseiras.

Demonstrar que é possível valorizar resíduos de plástico em suportes de viseiras tem sido uma das principais iniciativas do CeNTI, que pretende não só ajudar a comunidade a combater a propagação do novo coronavírus como também sensibilizar a sociedade para a importância da sustentabilidade ambiental.
As viseiras foram entregues a profissionais e cuidadores de saúde de diversas entidades, nomeadamente centros escolares, lares, serviços de saúde e outras instituições.
Alertar para as problemáticas relacionadas com a sustentatibilidade, incentivar a protecção individual e evitar a disseminação do coronavírus SARS-CoV-2 na comunidade, principalmente em grupos de risco, como crianças e idosos, tem sido um dos principais desafios do CeNTI.

Esta acção solidária resultou de um projecto, o ReShape IT que junta o CeNTI e a LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, financiado pelo Programa Open Inovation da Sociedade Ponto Verde.
O ReShape IT surgiu para sensibilizar a comunidade e as empresas para a importância da valorização de resíduos e o uso eficiente de recursos.
Nesse sentido, diversas crianças e educadores foram desafiados a participar em várias actividades, focadas na reciclagem, reutilização e valorização de resíduos plásticos.
Com o surgimento da pandemia de Covid-19, o projecto ajustou-se e foi direccionado para a concepção de suportes de viseiras de protecção individual.

Além deste projecto, o CeNTI, sediado em Vila Nova de Famalicão, tem vindo a desenvolver e a participar em várias iniciativas centradas no combate à propagação do novo coronavírus.
Entre outras, o Centro está a desenvolver um sensor que, incorporado em máscaras de protecção individual, vai monitorizar o ritmo respiratório, permitindo actuar rapidamente em caso de contaminação.
Em curso tem ainda a criação de uma viseira com propriedades antivíricas e anti-embaciamento.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho