Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Centenas de polícias fiscalizam pontos de acesso aos concelhos
Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Centenas de polícias fiscalizam pontos de acesso aos concelhos

Quatro detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes

Centenas de polícias fiscalizam pontos de acesso aos concelhos

Braga

2020-04-10 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Agentes da PSP do comando de Braga estão a fiscalizar os principais acessos às cidades de Braga, Barcelos, Guimarães e Famalicão. O objectivo é sensibilizar, mas quem desobedecer poderá ser detido.

Citação

Centenas de agentes do comando distrital da Polícia de Segurança Pública de Braga estão desde as zero horas de ontem a fiscalizar os principais pontos de acessos às cidades de Braga, Barcelos, Guimarães e Famalicão. É a operação ‘Páscoa em Casa’ que decorre até à meia-noite de segunda-feira e que a nível nacional mobiliza 35 mil agentes.
Como explica ao Correio do Minho o subintendente do comando distrital da PSP de Braga, Pedro Colaço, as medidas subjacentes a esta operação são “mais restritivas”, desde logo porque impedem a deslocação de cidadãos para fora do seu concelho de residência. “Mesmo as pessoas que estão a trabalhar precisam de uma declaração da entidade patronal”, diz o responsável, acrescentando que o comando de Braga tem “o máximo de efectivos” empenhados nesta operação.

“Aumentamos muito a nossa proactividade”, continua Pedro Colaço dando conta que em Braga estão a decorrer três operações, “em vias com muito tráfego” e que constituem os principais acessos ao concelho.
No primeiro dia as operações centraram-se junto ao E.Leclerc, na Variante do Cávado e na rotunda da Avenida João Paulo II. “São três pontos onde, do nosso ponto de vista, há maior previsibilidade de terem uma maior tráfego”, assegura o subintendente da PSP.
Estes são também os principais pontos de acesso à cidade dos Arcebispos.

As operações que estão a ser e levadas a cabo são sustentadas, sobretudo, na sensibilização aos condutores para a importância do cumprimento das restrições impostas pelo estado de emergência. “Actuamos de forma muito pedagógica. A nossa primeira intervenção junto das pessoas é essa”, diz o subintendente Pedro Colaço, advertindo que os agentes não deixarão de ser “extremamente rigorosos” relativamente aos cidadãos que estão, por exemplo, em confinamento obrigatório de forma a evitar o contágio do coronavírus.
Todos os que não acatarem as directivas incorrem no crime de desobediência.

“No limite podem ser detidas”, explica ainda o responsável do comando distrital de Braga da PSP, acrescentando que serão posteriormente presentes a tribunal que decidirá a medida a aplicar.
Ficar em casa continua ser o maior dos conselho das forças policiais. “As pessoas só devem sair para aquelas situações que já estão previstas, nomeadamente para se abastecerem de bens essenciais, para irem à farmácia, para trabalharem”, diz ainda a propósito o dirigente.

Recorde-se que desde a declaração do estado de emergência, a PSP de Braga já fiscalizou 10 mil viaturas durante as suas operações na estrada, tendo também abordado mais de 2800 pessoas para diversas situações.
Está actualmente a acompanhar 450 cidadãos do distrito (Braga, Guimarães, Barcelos e Famalicão) que estão em isolamento obrigatório.
São cidadãos que estão infectados pelo Covid-19 e que cumprem o tratamento nas suas casas ou que estão em quarentena obrigatória.
Esta acção é feita em estreita articulação com a Direcção-Geral de Saúde que comunica a esta força de segurança o número de pessoas nestas condições, cabendo à PSP monitorizar as situações, verificando que os do- entes estão a cumprir o isolamento que é exigido, impedindo a propagação do coronavírus.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho