Caminhada cónega com mais uma nova nota de qualidade
2011-03-21 às 09h07
Os portugueses podem a partir de hoje e durante três semanas responder pela Internet ao questionário do Instituto Nacional de Estatística (INE) destinado a recolher dados em todo o país para os Censos 2011.
Os portugueses podem a partir de hoje e durante três semanas responder pela Internet ao questionário do Instituto Nacional de Estatística (INE) destinado a recolher dados em todo o país para os Censos 2011.
'Entre o dia 21 de março e 10 de abril as pessoas podem fazer a resposta ao questionário através da Internet (www.censos2011.ine.pt)”, enquanto a recolha das respostas em papel pelos recenseadores só se iniciará a 28 de março, disse à agência Lusa a presidente do INE.
Alda Carvalho explicou que quando há uma resposta pela Internet é automaticamente enviado um SMS para o recenseador a informar que aquele alojamento já respondeu.
Já as pessoas que vão responder em papel vão aguardar pelo recenseador a partir do dia 28 de março, esperando o INE ter a recolha concluída a 24 de abril.
A distribuição dos questionários arrancou a 07 de março, mas hoje é considerado o momento censitário, ou seja, o dia a que se referem os dados a recolher.
“O momento censitário significa que as informações que nós vamos prestar nos questionários se referem à situação” que os portugueses tinham no dia 21 de março para tudo ser comparável, explicou Alda Carvalho.
Esse dia é escolhido de acordo com um conjunto de parâmetros: “Nós precisamos de encontrar o maior número de pessoas na sua residência e, portanto, temos de estudar o calendário, quando é férias de Carnaval, Páscoa, quando há pontes, etc.”, adiantou.
O dia 21 de março não tem à volta nenhuma dessas condicionantes. “É a maneira que nós temos de tentar abranger o maior número possível de pessoas na sua residência”, acrescentou a responsável.
Na noite de domingo começou o recenseamento dos sem-abrigo que se estende durante o dia de hoje.
Tutelado pelo Instituto Nacional de Estatística, o processo conta com o apoio das autarquias e das escolas na sua divulgação.
O recenseamento geral da população e da habitação vai permitir saber onde vivem os cidadãos, onde trabalham, quantos são e que estudos têm.
A resposta é obrigatória e confidencial. Além do endereço www.censos2011.ine.pt, podem ser esclarecidas dúvidas através da linha gratuita 800 22 20 11, nos dias úteis, das 09:00 às 20:00, horário que poderá vir ainda a ser alargado até às 22:00.
O XV Recenseamento Geral da População e V Recenseamento Geral da Habitação visa recensear todos os cidadãos “residentes ou apenas presentes no território português”, independentemente da nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados a habitação.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário