Correio do Minho

Braga,

- +
Censos 2011: Arranca hoje fase de resposta ao questionário pela Internet
Vem aí Capital Europeia do Comércio Local

Censos 2011: Arranca hoje fase de resposta ao questionário pela Internet

Caminhada cónega com mais uma nova nota de qualidade

Censos 2011: Arranca hoje fase de resposta ao questionário pela Internet

Nacional

2011-03-21 às 09h07

Lusa Lusa

Os portugueses podem a partir de hoje e durante três semanas responder pela Internet ao questionário do Instituto Nacional de Estatística (INE) destinado a recolher dados em todo o país para os Censos 2011.

Citação

Os portugueses podem a partir de hoje e durante três semanas responder pela Internet ao questionário do Instituto Nacional de Estatística (INE) destinado a recolher dados em todo o país para os Censos 2011.

'Entre o dia 21 de março e 10 de abril as pessoas podem fazer a resposta ao questionário através da Internet (www.censos2011.ine.pt)”, enquanto a recolha das respostas em papel pelos recenseadores só se iniciará a 28 de março, disse à agência Lusa a presidente do INE.

Alda Carvalho explicou que quando há uma resposta pela Internet é automaticamente enviado um SMS para o recenseador a informar que aquele alojamento já respondeu.

Já as pessoas que vão responder em papel vão aguardar pelo recenseador a partir do dia 28 de março, esperando o INE ter a recolha concluída a 24 de abril.

A distribuição dos questionários arrancou a 07 de março, mas hoje é considerado o momento censitário, ou seja, o dia a que se referem os dados a recolher.

“O momento censitário significa que as informações que nós vamos prestar nos questionários se referem à situação” que os portugueses tinham no dia 21 de março para tudo ser comparável, explicou Alda Carvalho.

Esse dia é escolhido de acordo com um conjunto de parâmetros: “Nós precisamos de encontrar o maior número de pessoas na sua residência e, portanto, temos de estudar o calendário, quando é férias de Carnaval, Páscoa, quando há pontes, etc.”, adiantou.

O dia 21 de março não tem à volta nenhuma dessas condicionantes. “É a maneira que nós temos de tentar abranger o maior número possível de pessoas na sua residência”, acrescentou a responsável.

Na noite de domingo começou o recenseamento dos sem-abrigo que se estende durante o dia de hoje.

Tutelado pelo Instituto Nacional de Estatística, o processo conta com o apoio das autarquias e das escolas na sua divulgação.

O recenseamento geral da população e da habitação vai permitir saber onde vivem os cidadãos, onde trabalham, quantos são e que estudos têm.

A resposta é obrigatória e confidencial. Além do endereço www.censos2011.ine.pt, podem ser esclarecidas dúvidas através da linha gratuita 800 22 20 11, nos dias úteis, das 09:00 às 20:00, horário que poderá vir ainda a ser alargado até às 22:00.

O XV Recenseamento Geral da População e V Recenseamento Geral da Habitação visa recensear todos os cidadãos “residentes ou apenas presentes no território português”, independentemente da nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados a habitação.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho