Correio do Minho

Braga,

- +
CENFIM de Amarante alcançou 3 medalhas de Ouro no 45.º Campeonato Nacional das Profissões
Candidatos desafiados a defender Caminho

CENFIM de Amarante alcançou 3 medalhas de Ouro no 45.º Campeonato Nacional das Profissões

Turismo e Desporto nas V Jornadas de Turismo do Politécnico de Viana do Castelo

CENFIM de Amarante alcançou 3 medalhas de Ouro no 45.º Campeonato Nacional das Profissões

Vale do Ave

2023-03-27 às 14h15

Redacção Redacção

O jovem Paulo Ramos, de Celorico de Basto, formando do Núcleo do CENFIM de Amarante, alcançou a medalha de ouro em Robótica na 45.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões, que se realizou em Portimão.

Citação

A par da prestação do jovem estudante celoricense, os formandos do Núcleo do CENFIM de Amarante arrecadaram mais duas medalhas de ouro, uma de bronze e duas de excelência numa competição que distingue os melhores profissionais de Portugal.
As outras duas medalhas de ouro distinguiram a prestação de Cristiano Bessa, de Penafiel, em Robótica Industrial e Marco Costa, de Felgueiras, em Mecânica Industrial. A medalha de bronze foi arrecadada por Roberto Gonçalves, de Felgueiras, em Serralharia Civil.

Quanto às medalhas de excelência, distinguiram os jovens Pedro Ribeiro, de Amarante, em Soldadura, e Diogo Magalhães, de Lousada, em Fresagem CNC.
O Núcleo do CENFIM de Amarante participou na edição deste ano do Campeonato Nacional das Profissões com 10 concorrentes e 8 jurados, representando 8 profissões do sector metalúrgico, metalomecânico e electromecânico, nomeadamente Soldadura, Serralharia Civil, Fresagem CNC, Robótica Industrial, Prototipagem Rápida, Mecatrónica Industrial, Eletromecânica Industrial e Mecânica Industrial.
As prestações dos Formandos do Núcleo do CENFIM de Amarante foram excelentes, demonstrando boas competências de aprendizagem e um elevado nível de competição, o que deixa os responsáveis desta entidade de formação profissional muito satisfeitos, considerando o elevado nível competitivo deste Campeonato que distingue os melhores profissionais a nível nacional.

"Os nossos concorrentes e jurados dignificaram e valorizaram o nosso sector, provando que a nossa região está na linha da frente na Formação Profissional de excelência. Foram muitos dias de preparação, fins-de-semana, feriados, que permitiram obter estes brilhantes resultados. Contribuíram para este enorme feito toda a equipa do Núcleo do CENFIM de Amarante, Formadores e formandos que foram a base deste sucesso", comenta José Silveira, diretor Núcleo CENFIM de Amarante.
Sendo um sector de atividade estruturante para a economia local e com dimensão nacional, cabe ao CENFIM ter um papel determinante na formação de profissionais qualificados, apostando em iniciativas que promovam a competição e a oportunidade de contacto com novas tecnologias."Numa espécie de Jogos Olímpicos das profissões, os participantes são atletas de alta competição nas áreas profissionais que representam. A competição é dirigida a formandos entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou frequentam um percurso de qualificação na área da educação e formação profissional", específica.

Para conseguir o apuramento para o Campeonato Nacional das Profissões, os concorrentes passaram por fases de pré-seleção e provas regionais.
Os jovens medalhados nesta etapa nacional, poderão vir a representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em Setembro de 2023 em Gdánsk, na Polónia e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em Setembro de 2024.

No terceiro dia de provas no Portimão Arena, os concorrentes receberam a visita da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que envergou o cachecol do CENFIM ao lado do nosso Campeão Mundial de Desenho Industrial, João Teixeira. No final desta passagem pelo SkillsPortugal Portimão 2023 a ministra deixou a mensagem de que "a formação transforma-nos em pessoas melhores. Temos de aprender sempre. Quanto mais aprendemos, mais indispensáveis somos para a sociedade e para as empresas".

O Campeonato Nacional das Profissões realiza-se a cada dois anos e, nesta edição, a cidade de Portimão foi a anfitriã do maior evento do ano de educação e formação, a nível nacional, com a participação de 364 concorrentes, 217 jurados nas 54 profissões presentes nesta competição.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho