A ascensão de Tormena na época mais produtiva
2020-07-08 às 06h00
Eixo Atlântico exige a reactivação da ligação do comboio Celta. Presidente Ricardo Rio acredita que decisão depende de questões de natureza operacional da CP e da Renfe e de vontade política.
As fronteiras abriram no passado dia 1 de Julho, mas a ligação do comboio Celta, que foi desactivada quando a fronteira foi encerrada a 17 de Março, não tem ainda data para ser reactivada. “Defendemos que a ligação do Celta seja reactivada o mais depressa possível, a CP e a Renfe têm que se entender e desbloquear esta situação”, apelou o presidente do Eixo Atlântico. Se a ligação não for reactivada o quanto antes, Ricardo Rio admitiu que o próximo passo é apelar aos governos português e espanhol.
“O Eixo Atlântico enviou uma carta para a CP e outra para a Renfe para saber quando será reactivada a ligação do comboio Celta, sendo que a CP não respondeu e a Renfe informou que vai reunir com a CP para se chegar a um acordo”, informou o também presidente da Câmara Municipal de Braga.
Com a abertura das fronteiras entre Portugal e Espanha “era expectável que a abertura da ligação ferroviária acontecesse em simultâneo”. Mas não foi isso que aconteceu.
“A CP e a Renfe têm que se entender para desbloquear esta situação. Acreditamos que estão em causa apenas questões de natureza operacional e de vontade política, por isso, esperemos que nos próximos dias se realize a reunião entre as duas entidades e determinem a reabertura da ligação do comboio Celta”, pediu Ricardo Rio.
Neste momento, muitas pessoas que trabalham e estudam dos dois lados da fronteira continuam privadas deste serviço.
Entretanto, se nada acontecer nos próximos dias, Ricardo Rio admitiu a possibilidade de uma intervenção junto dos dois governos. “Não deixaremos de apelar aos governos português e espanhol se a ligação do comboio Celta não for reactivada entretanto”, assegurou o presidente.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário