Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Celorico de Basto prepara a Festa Internacional das Camélias
Senhoras e senhores, eis Eduardo, a ‘lenda’!

Celorico de Basto prepara a Festa Internacional das Camélias

Utentes infectados regressam ao Lar da Pousa

Celorico de Basto prepara a Festa Internacional das Camélias

Vale do Ave

2020-02-20 às 17h17

Redacção Redacção

A decoração da vila de Celorico de Basto é das atividades que mais envolve a população, com particulares, associações e entidades a colaborar ativamente com o Município para engalanar a preceito a Capital das Camélias nos dias 13, 14 e 15 de março, data da XVII Festa Internacional das Camélias. Durante estes dias de elaboração de materiais decorativos, a azáfama faz-se sentir nas várias associações do concelho com enfase para o Agrupamento de Escolas que tem dedicado parte do seu tempo a esta atividade.

Em visita à Escola Básica da Mota foi possível verificar a minúcia dos alunos e professores na elaboração dos diferentes materiais decorativos, este ano com uma breve alusão ao Foral, com as celebrações marcadas para os dias 28 e 29 de março.
Sempre com as camélias em destaque, esta escola está a elaborar partes da imagem do Foral e um dos brasões das casas senhoriais do concelho, “verdadeiras obras de arte que começam a ganhar forma” como disse a professora Anabela, Coordenadora da Escola. Paralelamente, nos centros escolares estão a ser decorados arcos de ginástica pelos alunos. “Estes materiais são fornecidos pelo Município e transformar a nossa vila num verdadeiro jardim de camélias, cada vez mais atrativa e única, muito por força da colaboração da comunidade em geral. No caso dos Arcos é importante salientar que muitos deles estão a ser decorados em contexto escola, nos Centros Escolares, mas também em casa de muitas famílias, que acharam a ideia interessante e quiseram colaborar ativamente na decoração de toda a vila. Também estamos a produzir vasos decorativos, camélias gigantes em diferentes materiais e muitos outros ornamentos decorativos que irão dar cor à vila de Celorico de Basto” disse Fernando Peixoto, Vereador da Cultura do Município de Celorico de Basto.
Paralelemente ao Agrupamento de Escolas salienta-se o trabalho da Associação Teque, da Associação Molares com Vida, da Associação de Solidariedade Social de Basto - CAO, da Associação de Solidariedade de Santo André de Codessoso, da Santa Casa da Misericórdia de Arnoia, da Associação A Pérola AJ, dos funcionários do Município e da comunidade em geral com destaque para os comerciantes e moradores que têm um papel fundamental na decoração de toda a vila.
Cada associação e entidade propôs-se elaborar trabalhos de extrema minúcia e beleza que irão deixar os visitantes no mínimo, encantados.
Para Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, “esta é uma festa das pessoas e para as pessoas, uma festa dedicada à flor que embeleza os nossos jardins de uma forma tão formosa e delicada. Como sempre conta com a participação cada vez mais empenhada de toda a comunidade, o que nos deixa muito satisfeitos e gratos por ver que todos trabalham em prol de um mesmo objetivo. Não posso deixar de reiterar a dedicação imensa das associações e entidades que não descuram o brio nos trabalham que elaboram e apresentam verdadeiras obras de arte que merecem ser apreciadas por todos. Com toda esta azáfama, estou certo que teremos uma das festas mais bonitas, dedicada a este património Natural que povoa os nossos jardins.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho