Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Celorico de Basto: Laboratório pretende albergar a maior colecção de Camélias da Europa
Maria da fonte venceu a Oliveirense por três bolas a uma

Celorico de Basto: Laboratório pretende albergar a maior colecção de Camélias da Europa

Fim-de-Semana Gastronómico de Viana do Castelo de 22 a 24 de Março

Celorico de Basto: Laboratório pretende albergar  a maior colecção de Camélias da Europa

Cávado

2023-01-26 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, durante a apresentação da Festa Internacional da Camélia, que anima o concelho entre os dias 17 e 19 de Março.

Citação

O município de Celorico de Basto quer criar um Laboratório da Camélia nos jardins da Quinta do Prado, situada junto à Câmara Municipal.
O desejo foi manifestado ontem pelo autarca celoricense, Jose Peixoto Lima, na apresentação da XVIII Festa Internacional das Camélias, que este ano decorre entre os dias 17 e 19 de Março.
“Já lançamos a ideia, juntamente com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, para um grande laboratório de Camélias, onde tenha a maior colecção de camélias da Europa. Vai envolver vários espaços centrais da vila e diversas entidades. Queremos que aqui se aprenda a reproduzir esta planta, ter todas as variedades de camélias e que seja também uma fonte de inspiração artística”, disse José Peixoto Lima.
O laboratório vai contar com a colaboração da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Cooperativa Árvore e deve incluir a Quinta das Camélias no âmbito do Programa Ciência Viva. “Estamos num processo já avançado com o Programa Ciência Viva, para aqui ser instalada a Quinta das Camélias”, afirmou o edil de Celorico de Basto. Este projecto deverá incluir um circuito turístico, que agregue visitas a jardins com camélias.
A construção do Laboratório da Camélia deverá custar mais de um milhão de euros.
A Festa das Camélias centra- -se, este ano, na sustentabilidade e tem eventos associados ao longo de todo o mês de Março. Este ano, a novidade vai para a decoração das estações da ecopista do Tâmega. “As estações da Ecopista da Linha do Tâmega vão entrar em funcionamento, através de uma gestão privada e vão estar todas engalanadas e vai ser inaugurada a estação de Veade/Mondim”, anunciou José Peixoto Lima.
A vereadora da Cultura, Maria José Marinho, destacou as visitas aos jardins de Basto e a eleição da rainha e princesa da Camélia como sendo os principais pontos de interesse da Festa Internacional das Camélias. “Nesta actividade (eleição da raínha e princesa) envolvemos as costureiras do concelho, estilistas e designers”, disse Maria José Marinho. No domingo (dia 19 de Março) decorre o desfile temático que tem como “grande objectivo envolvermos toda a comunidade. Já tivemos reuniões com a comunidade educativa e com as instituições particulares de solidariedade social. O grande tema será a Camélia e a sustentabilidade”, destacou a vereadora da Cultura. O investimento ronda os 70 mil euros.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho