Carvalhal quer Braga com "atitude competitiva forte" para ganhar no Dragão
2024-08-16 às 18h02
Obra finalizada em 1962 é um dos últimos edifícios sobreviventes da autoria do artista flaviense Nadir Afonso.
A CCDR NORTE propôs ao Património Cultural, I.P. a classificação da icónica Panificadora de Chaves como Monumento de Interesse Público.
Trata-se de um imóvel de elevado interesse patrimonial e testemunho singular da arquitetura industrial modernista portuguesa, bem como da obra do seu autor, Nadir Afonso, cuja salvaguarda é de enorme importância.
A Panificadora de Chaves foi projectada pelo arquiteto flaviense Nadir Afonso e finalizada em 1962. Na obra, conjugadas com a estética de pendor funcionalista do autor, são assimiladas as influências de Corbusier e Niemeyer.
Do ponto de vista estético, evidencia-se o controle e articulação das formas gramaticais modernistas - como abóbadas, coberturas inclinadas de uma água, chaminés, reticulados, lâminas verticais, panos lisos ou muros em curva - bem com a sua aplicação ao contexto urbanístico.
Este é um dos últimos edifícios sobreviventes da autoria de Nadir Afonso, um nome incontornável no panorama artístico nacional, e permanece até aos dias de hoje como um dos melhores exemplos de arquitetura modernista em Trás-os-Montes, conservando um elevado grau de integridade e autenticidade.
03 Outubro 2024
03 Outubro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário